No universo vibrante do marketing digital, onde a inovação e a criatividade são essenciais para captar a atenção dos consumidores, as parcerias de marca assumem um papel cada vez mais crucial.
Um exemplo fascinante desta estratégia é a recente colaboração entre a Heinz e a Mattel, que deu origem ao molho "Barbiecue", uma jogada de marketing que celebra os 65 anos da icónica boneca Barbie.
Este lançamento não é apenas uma fusão entre gastronomia e cultura pop, é também um reflexo de como as marcas podem utilizar a nostalgia e a inovação para criar uma conexão emocional com o público.
Normalmente, o que capta a nossa atenção nos produtos da Heinz é a icónica embalagem vermelha dos seus molhos. Desta vez, o frasco surge num tom inesperado: o cor-de-rosa. Esta mudança de cor é a junção de uma parceria entre a Heinz e a Mattel, celebrando os 65 anos da Barbie.
O resultado desta parceria deu origem ao molho "BARBIEcue", uma fusão entre maionese vegan e molho barbecue, com um toque de extrato de beterraba que lhe confere uma tonalidade rosada.
Atualmente, este produto encontra-se disponível apenas nos mercados britânico e espanhol, com uma edição limitada de 5 mil embalagens que rapidamente esgotaram.
A ideia para este molho surgiu após uma publicação bem-humorada nas redes sociais da Heinz UK, que se tornou viral. No post, a marca brincava com a ideia de lançar o "Barbiecue" ao lado de um fictício "Kenchup", perguntando aos seus seguidores se deveriam tornar esse "sonho" em realidade. A resposta foi entusiástica, e o molho "Barbiecue" tem recebido críticas positivas, especialmente pela sua estética vibrante que se tem tornado viral nas redes sociais.
Com este molho 100% vegan, a Heinz não só celebra um marco importante da Barbie mas também explora novas tendências de mercado que no futuro poderão surgir.
Enquanto isso, nas redes sociais, o entusiasmo é palpável, com muitos fãs a expressarem surpresa e alegria com a novidade, e outros a pedirem, de forma divertida, a adição do "Kenchup".
Fontes:
Olá Leonor!
ResponderEliminarConsidero que está é uma estratégia muito bem conseguida. Primeiramente pelo trocadilho realizado com o nome, o apelo visual à cor e, não menos importante, o envolvimento do público na criação do produto. Existem outros detalhes que criam valor a estratégia: o facto de ser vegan (implicitamente reflete preocupações alimentares e de sustentabilidade) e ser totalmente "instagramável" pela sua cor vibrante!
A cereja no topo do bolo era mesmo continuarem a dar voz aos consumidores Heinz e lançarem o "Kenchup"
Olá Leonor! Ótimo post. Fiz um aqui no blogue há uns tempos que mostra também a campanha do Burger King, da Durex e da Coca-Cola. O meu post mistura um bocadinho com o filme Oppenheimer, que saiu ao mesmo que o da Barbie. https://webmktfep.blogspot.com/2024/03/barbenheimer-o-fenomeno-do-marketing-em.html
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