sexta-feira, 26 de abril de 2024

Bem-estar e Detox das Redes Sociais: A Preocupação da Rare Beauty

Esta não é a primeira vez que faço um post acerca da marca de maquilhagem Rare Beauty, cuja fundadora é a famosa Selena Gomez. Mas o caso que trago hoje tem suscitado a minha atenção!

O tema da dependência das redes sociais já é muito conhecido. Esta dependência pode causar graves problemas no nosso bem-estar e consequente saúde mental, uma vez que se caracteriza pela necessidade de estar conectado e o receio de se afastar do telemóvel, com medo de ficar desatualizado sobre o que ocorre na internet.

Por sua vez, o tema acerca dos posicionamentos sociais e éticos das marcas também é muito conhecido e já sabemos que pode ser muito benéfico para uma marca. O tema do bem-estar em relação à utilização das redes sociais é um dos temas válidos para uma marca tomar um posicionamento.

A necessidade de estar sempre atualizado, a necessidade de likes e aprovação por parte de outros nas redes sociais são sintomas de que realmente estamos dependentes das redes sociais. As coisas podem piorar além de uma dependência, se deixarmos que essa dependência evolua para comparações com o que os outros são, fazem e têm. Dessa forma, muitas pessoas colocam-se a si e à sua felicidade em causa em prol do que a vida do outro parece.

As questões que se colocam são: Como é que uma marca que vive muito das redes sociais pode apelar ao bem-estar em relação às redes sociais? Não estará essa marca a ser contraditória?

A Rare Beauty utiliza o seu Instagram para fazer posts que apelam ao bem-estar e têm até um caráter motivacional.


No post acima a marca normaliza o 'stress' e termina com sugestões de como reduzir o stress, lembrando que o stress não te define como pessoa.


Neste a descrição é menor, mas a imagem diz muito: sê grato, sê positivo, sê gentil, sê tu mesmo, tem um bom dia 💗.


Aqui a Rare Beauty deixa um lembrete para que façamos alguma coisa que nos faça sorrir! Acabam a apelar para navegarmos menos nas redes sociais - "scroll less" -, descansarmos e passarmos tempo com aqueles que amamos.


Por último, temos mais um post-it que nos lembra que estamos no controlo de como nos sentimos e, por isso, devemos escolher a felicidade.

Este tipo de posts são recorrentes e mostram que a marca se preocupa e apela ao bem-estar. No entanto, não ficamos por aqui. A Rare Beauty faz um 'monthly digital detox'. Vamos ver o que isso é!



Dentro do mesmo contexto motivacional e preocupado com o bem-estar, a marca publica todos os meses 10 fotos (em conjunto) que não são relacionadas com a marca, ao contrário de todos os outros posts. No 'monthly digital detox' a Rare Beauty publica fotos aleatórias e bonitas.

Este post mensal da Rare Beauty faz um detox de si própria, acrescentando ao feed da marca algo muito diferente de tudo o resto.


Com os posts mensais apela-se que se reflita sobre conquistas e sobre coisas que nos têm dado conforto. Os fãs aderem e contam um bocadinho sobre si.


Acho este caso muito interessante, sendo que a marca criou o movimento Rare Impact: a iniciativa que visa reduzir o estigma associado à saúde mental e proporcionar às pessoas acesso a recursos que apoiam a sua saúde mental. O Rare Impact Fund, fundo de apoio à saúde mental, foi iniciado pela Selena Gomez como parte de seu compromisso em abordar a saúde mental e a autoaceitação.


Um exemplo de uma marca que, mesmo vivendo das redes sociais, se mostra legitimamente preocupada com o bem-estar em relação à internet e com a nossa saúde mental de uma forma geral. 

Adoro os posts do Instagram e adoro que a Rare Beauty vá mais longe do que uma simples marca de maquilhagem, assumindo-se como uma importante instuituição que quer fazer a diferença e ajudar. O website da marca é muito mais do que uma loja online, é uma fonte de vídeos de relaxamento no separador "Comfort Club" e um lugar especial para o movimento "Rare Impact". 


Acho incrível que todos os separadores tenham a mesma visibilidade e importância que o separador "Shop", que leva à loja online.

Com tudo isto, pensar na Rare Beauty apenas como uma marca de maquilhagem até parece estranho. Demonstra ser isso e muito mais! E vocês, o que acharam?

Fontes:
https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/comportamento/voce-esta-precisando-de-um-detox-de-redes-sociais-saiba-como-fazer
https://www.instagram.com/rarebeauty/
https://www.rarebeauty.com/pages/rare-impact
https://www.rarebeauty.com/

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