Primeiro foi o Facebook, depois o Instagram. Os números não mentem e os Silver Surfers - idosos que se aventuram no vasto mundo digital - têm vindo a tomar conta das redes sociais, constituindo-se cada vez mais como uma percentagem significativa dos seus utilizadores.
A revolução digital está aí e os Silver Surfers não lhe têm sido imunes, com uma notória crescente presença no mundo digital. Este fenómeno reflete não só uma mudança demográfica significativa - after all, para lá todos caminhamos -, como também apresenta uma oportunidade sem precedentes no campo do webmarketing. Afinal, estamos a falar de uma população cuja disponibilidade temporal e financeira, à partida, é recetivíssima e cujo mote volta a ser o YOLO.
À medida que a percentagem de utilizadores com mais idade adota a tecnologia digital para se conectar, explorar e consumir conteúdo online (ou que os early birds do mundo digital vão envelhecendo), destaca-se também para as empresas o potencial deste segmento demográfico cada vez mais influente. Podendo, assim, expandir a sua base de clientes, aumentar o seu engagement e fortalecer as suas relações com esse segmento valioso e em crescimento. Simultaneamente, têm a oportunidade de demonstrar um compromisso com a inclusão digital e a acessibilidade para todas as idades.
Destaca-se, então, a importância em adequar as estratégias de marketing digital às preferências e necessidades específicas dos Silver Surfers. But how?
- Design Silver Surfers friendly: com um design simples, intuitivo e fácil de navegar, com elementos de tamanho e layout adequado e clean. Recursos de acessibilidade, como opções de aumento de fonte e contraste ajustável, para facilitar a interação dos Silver Surfers com o conteúdo online.
- Conteúdo relevante e interessante: adequado às necessidades e interesses dos Silver Surfers, como informações sobre saúde, finanças, estilo de vida, viagens e entretenimento.
- Comunicação clara e concisa: mensagens de marketing claras, simples e diretas, evitando termos técnicos complicados, e comunicando informação de forma acessível e de fácil compreensão.
- Presença nas Redes Sociais: manter a presença ativa nas redes, partilhando conteúdo relevante e incentivando a interação e o engagement através de posts, comentários e partilhas.
- Educação e suporte: facultar suporte online, como tutoriais e vídeos, guias passo a passo e suporte ao cliente dedicado para ajudar a resolver problemas e conduzir os Silver Surfers neste processo.
- Campanhas de Email Marketing: especialmente personalizadas e relevantes para as necessidades e interesses específicos dos Silver Surfers. Segmentar listas de email com base em dados demográficos e comportamentais pode ajudar a garantir que as mensagens sejam direcionadas e impactantes.
De referir ainda que as empresas devem estar atentas à segurança e privacidade dos idosos ao projetar as suas campanhas de marketing, para proporcionar uma experiência online o mais segura possível.
Contudo, isto poderá já entrar noutra questão: como explorar este segmento demográfico, respeitando a sua cultura e literacia digital. Competirá às empresas capacitar os idosos e facilitar uma interface intuitiva e segura para eles? Qual a sua responsabilidade social e o seu papel neste caminho?
Pano para outras mangas.
Fontes:
Adorei a publicação!!! É realmente importante considerarmos o design de plataformas que possam permitir aos utilizadores com mais de 65 anos navegar na internet, pois a acessibilidade é um recurso mais do que essencial. Um ponto que gostaria de salientar é que o gap digital tem aumentado a cada geração. Assim, ao pensarmos agora nos utilizadores com mais de 65 anos, também estamos a pensar em soluções que poderão beneficiar-nos no futuro - com um pouco de sorte rs. Um abraço!
ResponderEliminarOlá Catarina! Excelente publicação. Acho que também no TikTok os silver surfers mostram a sua presença, embora que ainda muito pouco. E o surpreendente é que são muito bem recebidos pela camada mais jovem que o chama de "fofos" e se derrete com os vídeos de uma geração mais velha que se tenta adequar às diferentes trends "jovens" que correm no TikTok. Vídeos de casais de idosos fazem muito sucesso também!
ResponderEliminarDeixo aqui um bom exemplo: https://www.tiktok.com/@grandma_droniak
É muito importante que o online saiba abraçar esta comunidade que terá uma presença cada vez mais significativa.