A campanha da L´ORÉAL, divulgada no dia 8 de março de 2024 (Dia Internacional da Mulher), teve como principal objetivo homenagear, apoiar e ajudar todas as mulheres que sofrem assédio em locais públicos. A principal mensagem transmitida é nada mais nada menos que: “O assédio em locais públicos nunca é culpa tua!”
Desta forma, a marca sentiu necessidade de marcar uma posição, para mudar a mentalidade das pessoas no geral, em relação a este tema. A própria presidente da L’ORÉAL (Delphine Viguier) afirma: “Uma investigação alargada mostra que duas em cada três mulheres modificam a sua aparência física para evitar o assédio na rua. É por isso que L’Oréal Paris lançou esta nova campanha: “A culpa nunca é tua”. "A culpa nunca é tua, nem das tuas roupas, nem da tua maquilhagem.”
Mas, a marca foi ainda mais além, ao desenvolver um Stand Up, que possibilita as mulheres a realizarem uma pequena formação, gratuita, de 10 minutos. A formação tem como principal foco ajudar as mulheres a reagir rapidamente quando forem vítimas ou testemunhas de assédio na rua, com uma ferramenta muito simples que consiste nos 5 D´s: distrair, delegar, documentar, direcionar e dialogar.
É notório, que este tipo de situações são um dos maiores obstáculos na rotina diária de todas as mulheres, impedindo-as de se sentirem confortáveis e seguras a andar em locais públicos e, os nº não enganam:
Assim a campanha consegue transmitir:
· Mensagem de Empoderamento: porque destaca o facto de que nenhuma mulher se deve sentir culpada por ser vítima deste tipo de situações, reforçando que a responsabilidade é meramente dos agressores;
· Compromisso Social: importância do papel da marca, de forma a sensibilizar mentalidades;
· Parceria com a comunidade: relação sólida e próxima da marca com as organizações que defendem os direitos das mulheres e a própria comunidade no geral;
· Recursos e apoio: ao disponibilizar este tipo de formação, é possível apoiar, prevenir e ajudar as vítimas.
Acredito que este tipo de campanhas consigam criar confiança na marca, diferenciação no mercado e engagement, uma vez que atualmente valorizamos, cada vez mais, marcas que se envolvam em questões e abordem problemas tão pertinentes como este. Ao conseguir sensibilizar e captar a atenção dos consumidores, estes poderão ser influenciados a usar produtos da marca, por se identificarem com este tipo de campanhas utilizadas.
Eu, particularmente, fiquem bastante sensibilizada e adorei esta campanha. E vocês ?
A campanha da L’Oréal chamou-me a atenção porque utilizou o marketing social para enfrentar eficazmente o problema do assédio público. Ao combinar estatísticas convincentes com iniciativas de formação prática, como programas stand-up, conceberam uma estratégia que não só aumenta a sensibilização, mas também capacita os indivíduos. Esta abordagem promove a confiança do consumidor e cultiva uma lealdade duradoura.
ResponderEliminarOlá Inês! Ótimo post teu e ótima campanha da L'Oréal. Pega num tema que considero muito importante e junta-se a uma luta que todos e, especialmente, todAs devíamos ter.
ResponderEliminarPassar a mensagem de que o assédio não culpa da vítima é essencial! Juntam-se assim a uma causa muito bonita.