A Starbucks Rewards chega a Portugal no final do mês de agosto do ano passado. Esta é a aplicação de acumulação de pontos da famosa cadeia de cafés que eu tanto ansiava que chegasse ao meu país depois de ver os americanos já a usufruir dela antes (que inveja!!).
As reações à chegada desta aplicação são unânimes. Os fãs já ansiavam pelas "regalias" que a aplicação lhes podia trazer.
Esta aplicação não teria muito por onde errar e não errou mesmo. Todos gostamos de coisas grátis... Digamos que ao usar a aplicação não temos nada a perder! Ou será que até temos?
Mal saiu da aplicação eu instalei logo! E rapidamente cheguei ao nível Gold. E o que é esse nível Gold?
A aplicação funciona assim: temos de acumular estrelas para mais tarde trocar por bebidas grátis. E o melhor? Podemos pedir o maior tamanho de copo!!!!
Precisamos de 3000 estrelas para conseguirmos uma oferta, sendo que cada euro equivale a 100 estrelas. O que convenhamos que não me parece assim muito difícil de alcançar... Dado que o Starbucks não é propriamente o mais baratinho do mercado. Para atingir o nível Gold tinha de acumular 10.000 estrelas e isso, além de me ter dado bebidas grátis sempre que tinha 3000 estrelas, dá-me uma série de benefícios enquanto consumidora Gold.
Repescando agora a minha questão anterior, será que temos algo a perder? Não propriamente... Mas pensem comigo! Assim que instalei a aplicação demorei menos de 2 meses a atingir o Gold e por favor não façam as contas ao dinheiro que eu gastei...
Adoro ir estudar/trabalhar para o Starbucks ou ir fazer o tão português "vamos tomar um café" mas para um lugar um tanto quanto "americanizado". Com a app, só vejo mais benefícios (desculpas 😅) para ir mais vezes ainda ao Starbucks.
Para mim isto foi de gênio e caí conscientemente que nem um patinho! A verdade é que sempre gostei muito do Starbucks, mas é também verdade que vou com muito mais frequência desde que instalei a aplicação.
Não é novidade nenhuma que esta sensação de fidelização dada ao consumidor e as consequentes ofertas impulsionam o consumidor a consumir mais e mais. Temos o grande exemplo dos supermercados com os cartões clientes... Se calhar eu ia ao Lidl, mas no Continente tenho o cartão e se calhar a descontar vai ficar mais barato!
A forma dos clientes voltarem e gastarem cada vez mais. Uma forma fantástica de marketing, de reter clientes e de melhorar toda a nossa experiência numa loja Starbucks.
Não só isto nos fará voltar, mas também fará com que o Starbucks conheça cada vez melhor os seus consumidores, um por um, e saiba como implementar estratégias de marketing cada vez mais avançadas.
Claro que a aplicação nos envia notificações sempre que tem descontos e campanhas a acontecer. É o marketing acontecer e a fazer com que achemos que aproveitar determinadas campanhas é imperdível porque vamos ganhar ainda mais estrelas e mais ofertas.
Agora, se me dão licença tenho uma oferta para ir usufruir! 😋
Fontes:
https://www.instagram.com/starbucksptg/
https://www.starbucks.com/rewards/mobile-apps/
https://echoboomer.pt/starbucks-rewards-da-bebidas-gratis/
https://opente.pt/cartoes-de-fidelizacao-para-uma-estrategia-de-sucesso/
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