segunda-feira, 6 de maio de 2024

O Poder do Web Marketing para a Met Gala: o evento que é "só" um tapete vermelho

Já ouviram falar na Met Gala? A Met Gala não é nada mais nada menos do que uma gala anual de angariação de fundos para o benefício do Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque. Hoje, dia 6 de maio, acontecerá a Met Gala 2024.

O evento de cada ano celebra o tema da exposição do Costume Institute daquele ano, que define o traje formal da noite, já que os convidados se devem vestir de acordo com o tema da exposição. No fundo, é um desfile extravagante de astros e uma noite filantrópica. O tapete vermelho da Met Gala gera uma avalanche de imagens de estrelas com roupas chiques, glamourosas, estranhas, exageradas ou com mensagens políticas.

Mas e depois do desfile, começa o evento? Não. Tudo o que nós vemos é só um tapete vermelho. O que acontece na gala após entrarem? Ninguém sabe. E como pode um evento que vive de uma passadeira vip fazer tanto sucesso?

Este evento anual vai além dos limites da moda e do entretenimento, funcionando como uma plataforma influente para as marcas exibirem a sua identidade, alinharem-se com causas sociais e, em última análise, impulsionarem as suas receitas e rentabilidade.

Não é qualquer um que vai a este evento. A lista de convidados é muito rigída e as marcas de alta costura lutam para vestir as celebridades. Chanel, Dior, Gucci, Versace, Prada, Givenchy, Valentino, Balenciaga, Louis Vuitton, são ótimos exemplos de grandes marcas que investem em vestir os célebres convidados desta gala. As marcas aproveitam para aumentar a sua visibilidade, para mostrar compromisso com as responsabilidades sociais e, especialmente, para aproveitarem todos os benefícios do Web Marketing.





A #MetGala é muito usada, porque as pessoas adoram comentar os trajes na internet e adoram ver os comentários das outras pessoas. Seja no Twitter, no TikTok ou no Instagram, as marcas beneficiam de uma mensagem espalhada por todo o lado que vai muito além do alcance do evento em si.

Podemos também olhar para tudo isto como uma espécie de Influencer Marketing aplicado diretamente no próprio evento. A alta costura veste celebridades que são também influencers e, desta forma, são capazes de gerar entusiasmo em redor da marca. 

Mas quanto ao Influencer Marketing não ficamos por aqui, pois as marcas conseguem produzir conteúdo extra ao evento em parceria com as celebridades que veste. Por exemplo, a Vogue fez um vídeo intimista da Dua Lipa a preparar-se para a Met Gala.


Todo o User Generated Content à volta da Met Gala criado nas redes sociais fazem com que todo o dinheiro que envolve este evento valha a pena.

A gala em que ninguém sabe o que acontece ao certo causa furor nas redes sociais só com o tapete vermelho. E já estou ansiosa para ver a deste ano! A minha favorita é quase sempre a Blake Lively!! E eu sou, sem dúvida, uma das utilizadores que gera conteúdo nas redes sociais com #MetGala 😍

Fontes:

https://www.linkedin.com/pulse/trending-without-tab-how-brands-ride-met-gala-wave-tmcre/

1 comentário:

  1. Neste Met Gala também tivemos um exemplo do que não fazer. A influencer Haley Beylee foi com vestes inspiradas em Maria Antonieta e disse ao público "Dei-lhes brioches". Soou péssimo, uma vez que o evento posicionou-se pró-palestina e como resultado várias pessoas começaram a boicotar as celebridades que desfilaram no tapete vermelho.


    Tem um pouco sobre neste link:
    https://www.independent.co.uk/life-style/haley-kalil-met-gala-video-apology-b2545044.html

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