sábado, 4 de maio de 2024

Museu Neonia: a nova aposta da cidade do Porto

Inaugurado a 20 de abril, por Vera Mata com a colaboração de Marta Araújo e Aquiles Barros, com 18 salas iterativas, o Neonia, ou o apelidado “antimuseu interativo da cidade do Porto”, é um museu situado no Porto, que te leva a descobrir muitas das curiosidades presentes na cidade.


O turismo na cidade do Porto tem crescido cada vez mais nos últimos anos. No entanto, há diversas questões que vão surgindo como por exemplo:

Existe algum lugar que poderá agradar a todas as idades e gostos?
O que se poderá explorar mais na cidade?

É a este tipo de limitações, que Vera Mata, cofundadora do museu, pretende dar resposta. Esta, afirma que o novo projeto é um sonho tornado realidade, uma vez que na adolescência, ao ter o primeiro contacto com um museu imersivo, em Paris, ficou encantada e apaixonada e, que a partir desse momento, a ideia de desenvolver algo semelhante sempre ficou presente no pensamento.
Após a viagem a Paris, colecionava ideias de novos museus que visitava, para tentar perceber o que havia, um pouco, por todo o mundo. 
Surgiu, assim, o Neonia, cujo significado do nome é muito simples: “apresenta uma visão retro futurista do Porto, uma realidade alternativa àquela que vemos diariamente na cidade e, é muito néon”.

Qual foi, então, o principal objetivo da criação do mesmo? Os fundadores explicam: “O nosso maior foco é oferecer um bocadinho de entretenimento, história, ciência e tecnologia, tudo no mesmo espaço. Vemos, assim, no Neonia a oportunidade de viver experiências que, tendo um carácter educacional, são exploradas à volta do entretenimento e se tornam apelativas para quem não conhece nada sobre o tema”.

O espaço tem 1500 metros quadrados e está dividido por dois pisos com 18 salas interativas, que te leva a explorar mais facetas sobre a cidade do Porto, com cenários físicos e digitais.

Estes, são alguns cenários que poderás encontrar: Na sala da central elétrica de Freixo, poderás encontrar vestígios químicos. Poderás encontrar uma Torre dos Clérigos invertida. Poderás encontrar uma sala repleta de cenários tradicionais da noite de São João. E muito mais.


Este tipo de locais, permite-nos aprender mais sobre diferentes pontos turísticos, conseguindo proporcionar-nos uma experiência memorável e cativante. É uma forma única de explorarmos mais sobre as cidades, sobre a sua cultura e peculiaridades, o que poderá captar a atenção de mais turistas ou até mesmo residentes locais, o que gera um interesse maior na exploração do local. Deste modo, é possível promover a cidade a ser um destino turístico, com paragem obrigatória. Acredito, também, que é um local que apela às novas gerações, por ser algo com uma perspetiva futura e que não se encontra em qualquer lado. 
É uma estratégia e tanto, sem dúvida, pois encheu-me cheia de curiosidade para ir visitar o museu, e a vocês?

Para os mais curiosos, deixo-vos o link do museu para saberem mais acerca de bilhetes e horas de visita: Neonia – AN ALTERNATIVE PORTO INSIDE THE REAL ONE.


Fontes:

2 comentários:

  1. Olá Inês :) Adorei a tua partilha!!!! Quero muito ir visitar. Uma ideia diferente, que se destaca entre os demais. Ainda não havia nada assim pelo Porto e arredores...

    ResponderEliminar
  2. Não tinha conhecimento da abertura deste museu, e fiquei bastante interessada graças ao teu post, Inês :) !
    O Museu Neonia parece ser uma proposta fascinante que combina história, tecnologia e entretenimento de forma inovadora. A ideia de apresentar uma visão retro futurista da cidade através de experiências interativas é intrigante e certamente desperta curiosidade, pois não só oferece uma maneira única de explorar a cultura local, mas também cria uma experiência memorável para os visitantes de todas as idades.

    ResponderEliminar