A IKEA é reconhecida internacionalmente pelo comércio de mobiliário e peças de decoração, pelo seu estilo nórdico que reflete suas raízes suecas e por se encontrar presente em mais de 60 países. A marca será utilizada como base para analisar como empresas internacionais adaptam as suas estratégias de comunicação para atrair diferentes públicos ao redor do mundo.
No que concerne a comunicação visual digital são observáveis diferenças entre a estratégia da IKEA na China e no seu país de origem, a Suécia, para a comparação iremos utilizar a página da IKEA na Weibo (uma rede social chinesa) e a página sueca de Instagram.
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Por um lado, na sua comunicação em imagens, a IKEA China foca em imagens de produtos isolados, raramente incluindo pessoas, sendo acompanhados, tanto de texto explicativo como frases promocionais, porém uma diferença ainda mais curiosa é a inclusão do preço sempre que há a alusão aos produtos, como se pode ver na publicação. Esta estratégia pode tentar atrair diretamente o consumidor através de informações claras e objetivas. (Exemplo ilustrativo de uma publicação da IKEA China na sua página do Weibo, na sua versão original e traduzida para português)
Links:
IKEA Sverige - Instagram [@ikeasverige]
宜家家居IKEA - Weibo [@ikea]
Olá Rita! A IKEA é um bom exemplo de como uma empresa pode refletir as estratégias de localização adotadas para corresponder às preferências e expectativas dos consumidores de cada mercado. A empresa foi capaz de equilibrar a consistência global da marca com as necessidades e preferências locais, uma abordagem conhecida como "glocalização". Fui pesquisar um pouco mais sobre o tema e descobri que a IKEA China usa a rede social WeChat como meio de compra online in app e ainda usa a opção de chat para partilhar informações e interagir com o público. Os conteúdos são igualmente adaptados aos hábitos e preferências locais.
ResponderEliminarEste tipo de abordagem é fundamental para o sucesso das empresas em processo de internacionalização.