segunda-feira, 26 de abril de 2010

Connect, a nova bebida da Vitamin Water, criada pelos consumidores.



A Vitamin Water da Coca-cola, contou com o Facebook para criar uma nova bebida. Através de um concurso realizado a partir do aplicativo "Flavor Creator", os consumidores tinham que definir como seria o novo drink. Poderiam escolher o sabor, inventar o design da embalagem e um nome para a nova bebida. A vencedora levou um prémio de 5 mil dólares.

A nova bebida teve um nome bastante sugestivo, Connect, e leva no rótulo a logo do Facebook.



Está aí mais um exemplo de quando o consumidor participa da elaboração do produto.
Fonte

3 comentários:

  1. Do Brasil para o Brasil...
    A Fiat lançou um novo projecto no Brasil inédito no mercado automóvel denominado de "Fiat Mio", oferencendo à comunidade virtual a oportunidade de participar no desenvolvimento de um carro. Desta forma, além de ter o consumidor mais próximo do processo criativo, a Fiat consegue publicitar o seu novo modelo e gerar buzz à volta dele, mesmo antes de ser lançado
    O Brasil foi escolhido por ser o maior mercado da marca depois de Itália e por ser muito adepto das novas tecnologias
    Nas 2 primeiras semanas, o site teve 67 mil visitantes que disponibilizaram 1700 ideias e mais de 40 mil comentários, sendo 20% oriundos de outros países
    O conteúdo do site é livre e pode ser usado tanto por outros engenheiros como por outros fabricantes ou simples utilizadores
    Na fase seguinte, o processo será desenvolvido no site, visível a todos. Os consumidores poderão inclusivamente participar na estratégia de lançamento, escolher o nome, e até o slogan
    A construção de um carro conceito numa indústria conservadora!

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  2. Uma idéia bem interessante a da Fiat. Segue o link do projecto: http://www.fiatmio.cc/
    E os episódios do making of do projecto:

    Episódio 1:
    http://www.youtube.com/watch?v=GCSk9XkiLDE
    Episódio 2:
    http://www.youtube.com/watch?v=tnj73bd7otw
    Episódio 3:
    http://www.youtube.com/watch?v=Yk69C_LmuLc
    Episódio 4:
    http://www.youtube.com/watch?v=xE4L_kyx39w

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  3. É importante conseguir despoletar interesse no cnosumidor pelo produto para que ele possa a vir comprá-lo. Ora, uma das formas de conseguir ser melhor sucedido é dar a oportunidade ao consumidor de ele próprio também ser produtor (prosumer). Tive a oportunidade de verificar que a promoção deste porduto também foi feita através da experimentação gratuita em vários locais (bares, faculdade...) onde mais facilmente se encontraria com o público alvo que se pretende, estimulando experiências e oferecendo o várias provas de sabores do produto, com ofertas no final. Aposta-se também no conceito de trysumer. Ao ir de encontro ao consumidor e estimular a sua atenção, a marca facilita o sucesso do produto no futuro.

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