terça-feira, 29 de junho de 2010

Marketing... na hora de ir embora.

Tive oportunidade de postar um caso de Marketing de Emboscada. Apesar da definição ser bem explícita e concreta, penso que o termo emboscada se aplica ao caso que em seguida vos apresento.

O Marketing apesar de ser associado, sobretudo, ao meio empresarial e dos negócios, revela potencialidades enormes no que respeita à sua função social. O vídeo reporta-nos para uma acção levada a cabo num bar brasileiro no qual os clientes eram surpreendidos na hora de pagar com uma conta (des)propositada.


O objectivo é o de alertar para os efeitos do álcool como potenciadores de sinistralidade rodoviária. Os clientes são assim apanhados pelo bar que, através da sua estratégia, consegue captar atenção e alertar os clientes para o perigo de conduzir sobre o efeito do álcool.

Um aspecto ao qual os consumidores são muito sensíveis é a questão do preço. O dinheiro que nos sai do bolso. De facto é esse o ponto de partida para captar a atenção destes clientes. Contudo, uma outra questão subjaz na estratégia.

Uma acção que consiga despertar os sentimentos mais básicos de um individuo está, à partida, condenada ao sucesso. O facto de a acção sensibilizar os clientes para a possibilidade de a sua integridade física ser posta em causa gera um sentimento imediato de prudência na hora de introduzir a chave na ignição.

Com certeza que estes indivíduos já foram alvo de muitas campanhas de prevenção rodoviária no entanto, muito provavelmente, nenhuma delas tão oportuna como esta, na hora de ir embora.

1 comentário:

  1. Sem dúvida que é de louvar essa iniciativa.Hoje em dia existe bastante imprudência entre as classes jovens , no que respeita ao consumo de bebidas alcoólicas , nomeadamente no pós consumo. Por Exemplo em França já são feitas acções dessa natureza, devido a reincidência de casos fatais envolvendo jovens.
    No entanto não deve ser muito fácil conseguir conciliar e ter uma conversa séria num momento em que a generalidade das pessoas que frequenta as discotecas e espaços nocturnos sai já bastante "tocado". Não quero com isto dizer que não seja uma boa aposta, aponto sim, uma possível causa de insucesso dessa mesma estratégia.

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