sexta-feira, 2 de julho de 2010

RSS Como Ferramenta de Marketing

O RSS - Real Simple Syndication – é uma tecnologia que permite um acesso simples, prático e controlado a informação que é regularmente actualizada. A informação a que o utilizador recebe é inteiramente escolhida por este através de uma simples subscrição à página (que deve ser capaz de fornecer RSS Feeds) da qual pretende receber as actualizações. A informação é agregada por um tipo de programa conhecido como Feed Reader ou Agregador o qual verifica periodicamente as páginas subscritas e avisa o utilizador sobre novas actualizações.



Disto resultou que esta tecnologia começasse por ser usada em blogues e páginas de notícias. Com o passar do tempo e a crescente adesão a este método de acesso à informação, começaram-se a notar as potencialidades desta tecnologia na área do Marketing. De facto as empresas podem e estão a utilizar este meio para, por exemplo, alertar potenciais consumidores sobre a disponibilidade de novos produtos ou alterações de preços. Exemplo disso é por exemplo a página Ebay.com. Como se pode ver na imagem seguinte onde foi subscrita a categoria de “DVD’s” e usado o Google Reader como agregador.



É de salientar que este modelo Publicador/Subscritor faz com que esta seja tecnologia do tipo Pull ao contrário das tecnologias Push, já que é o utilizador quem escolhe a informação que pretende receber. Isto traz o benefício aos consumidores, de lhes permitir afastar da tempestade de informação com que são confrontados hoje em dia na Web (banners, spam, etc.), permitindo um acesso mais selectivo à informação.

Sem comentários:

Enviar um comentário