segunda-feira, 21 de março de 2011

As (irritantes) publicidades do Pingo Doce

O meu 1º post é sobre as recentes campanhas publicitárias do Pingo Doce (PD).

Já todos devem ter reparado na quantidade de vezes que os anúncios do PD passam na rádio e na TV. Que a voz é irritante, a música detestável, a letra "parva" e os anúncios demasiado longos quase todos concordam, mas o que é curioso verificar é que a música é tão detestável e irritante que fica na cabeça e é exactamente isso que os publicitários da empresa querem.

Penso que este será um bom exemplo de marketing viral, espalha-se como um vírus e a prova do sucesso (quer se goste quer não) desta publicidade é que toda a gente, bem ou mal (foram inclusive criadas petiçoes públicas e grupos no facebook contra) fala nela a toda a hora e em todo o lado (estudos revelam que o PD é uma das marcas mais recordadas pelas pessoas).

A questão que eu gostava de deixar no ar é, até que ponto o facto de terem tornado estas campanhas tão insuportáveis não levará os clientes ou potenciais clientes a "divorciarem-se" da marca e ganharem algum "ódio" à mesma.

Para terminar deixo-vos com a última pérola lançada pelo PD.
http//www.youtube.com/watch?v=dDGcr3rQs10

P.S. - peço desculpa aos moderadores e frequentadores do blog mas não resisti a colocar também aqui uma versão muito engraçada (e ordinária) feita pelo músico e humorista Jaimão
http//www.youtube.com/watch?v=YFElG1auAds

8 comentários:

  1. Eu não faço parte do grupo que detesta a publicidade do PD. Mas também não faço parte dos que adora... A música não é de todo má, aliás a melodia é boa, a letra é que irrita um pouco... pingo doce, pingo doce, pingo doce....

    O que de facto se torna iritante, mesmo para aqueles quem são os "nim" como eu, é a frequência com que a publicidade passa. Num intervalo de 10 minuto de um qualquer programa a publicidade do PD chega a passar 3 vezes, tendo em conta que não é uma publicidade propriamente de curta duração, pode de facto irritar, mas como bem disseste... o objectivo é ficar no ouvido... dos que adoram.... mas também dos que detestam...

    Como diz o povo, não importa se falam bem ou mal de mim, o importante é que falem... talvez esse seja o "lema" dos "iluminados" da equipa de marketing do PD.

    Na minha opinião o PD adaptou-se ao tipo de superficie que é agora. Ainda me lembro quando o PD era tido como um supermercado caro e de elite; agora é muito acessível e na minha opinião, de qualidade inferior... actualmente o PD é para todos e talvez por isso faça a publicidade que faz...

    Ao ver os videos sugeridos, encontrei uma versão dos agora tão famosos "Homens da Luta".

    Aqui fica: http://www.youtube.com/watch?v=rbcoekQHkxg

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  2. Um dos métodos, arriscado mas eficaz, para provocar o passa-palavra, são as políticas de ruptura, levando os consumidores a adoptar posições marcantes: ou adoram ou detestam.

    Duda Mendonça, publicitário brasileiro responsável pela campanha, refere que uma campanha sobre a qual ninguém fala "nem fede, nem cheira bem".
    Certo é que logo no dia a seguir à primeira campanha ir para o ar, a 7 de Outubro de 2009, nascia no Facebook o grupo "Gente que não Grama o anúncio do Pingo Doce do Duda"...

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  3. Só tenho uma coisa a dizer: não sou o público alvo. E faz-me lembrar a publicidade daquela grande superfície espanhola - supostamente - de tecnologia que diz que quem não vai lá comprar é "parvo"...

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  4. Sabem qual vai ser a nova música da marca? Vai ser aquela do Duck Sauce, só que ao invés dizer Barbra Streisand ou Lyonce Viktória, vai ser "Pingo Doce".... :)

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  5. @Lilian
    Boa ideia!!

    Eu pessoalmente acho a musica terrível. O ambiente das lojas do pingo doce é bastante agradável. Porém, o facto de lá dentro estar sucessivamente a ouvir-se aquela música... Nem comento.

    Comigo , como consumidora, não me criou uma boa imagem da superfície comercial. Na verdade, criou uma espécie de "afastamento". Se me lembro do nome PD e se sei associar a música, sim, esse objectivo ficou cumprido!!! Se me fez ir mais regularmente à superfície comercial, não.

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  6. A música do PD irrita-me tanto quanto a vocês... o que é certo é que fica no ouvido e o PD é mais falado que nunca. Um caso claro de marketing viral INTENCIONAL! Mas, se calhar, nós não somos o publico alvo. Raramente vou ao PD, mas a última vez que fui ouvi uma senhora perguntar ao funcionário onde estavam as alfaces sempre frescas e verdes da publicidade :P
    Spot mau? talvez. mas parece-me que funcionou.

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  7. Sim, parece que funcionou...como se pode notar pelo número elevado (o mais elevado até agora) de comentários que este post gerou...:)

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  8. Tenho de concordar que pelo menos as campanhas do Pingo Doce têm conseguido um grande impacto junto da população, e poucos são os que ficam realmente indiferentes às mensagens.
    Apesar do "buzz" gerado à volta do PD, penso que temos de ter em conta o que é o mercado de retalho em Portugal. É que Pingo Doce e Continente têm uma supremacia sobre os demais concorrentes, não só do ponto de vista de quota de mercado, como de mediatismo social, e leva-me a pensar que não existe uma 3ª força dominante para onde se poderiam dirigir as preferências dos consumidores (Lidl?!).
    Acho que tanto as campanhas do Continente, como do PD não são nada fortes! Mas muito pior as do PD porque roçam o ridículo e quase que parecem gozar com a inteligência do consumidor.
    Creio que este populismo irracional do Duda não tem nada a ver com o consumidor português, mas o PD acaba por não perder muito porque tem preços baixos, diversidade, qualidade (marca própria), conveniência na localização, e sobretudo, ausência de outro concorrente mais sagaz!

    PS: Para perceberem o que é ridicularizar o consumidor vejam só o video abaixo com o Nilton:
    http://www.youtube.com/watch?v=ZX-at1vyMdw

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