quarta-feira, 9 de março de 2011

Facebook: Ter muitos "amigos" pode causar stress

Segundo este estudo inglês, parece que afinal ter muito amigos no Facebook pode ser sinónimo de ansiedade e stress.

Do pouco que vejo e mais pelo que oiço falar (confesso que sou uma frequentadora muito pouco assídua do Facebook) ter muito amigos no Facebook é uma forma de afirmação social e até mesmo sinónimo de fama.

Para se ser "bem aceite" e positivamente conotado na sua rede de amigos, convém ter muito amigos, quantos mais melhor, mas afinal parece que este desejo se torna pouco saudável, causa stress e ansiedade.

http://www.jn.pt/blogs/nosnarede/archive/2011/03/07/facebook-ter-muitos-quot-amigos-quot-pode-causar-stress.aspx

3 comentários:

  1. Confesso que sou um frequentador assíduo do FB e, na verdade, tenho alguns "amigos" que não conheço, embora exista - na grande maioria dos casos - partilha de gostos/ideologias.

    No FB também já reencontrei amigos de longa data, dos quais havia perdido o contacto, e que graças a esta plataforma pudemos colocar a "conversa em dia"...

    Como tudo na vida, existe efeitos nefastos, mas tudo depende da forma como encaramos, como pretendemos usar e que dividendos queremos obter.

    ResponderEliminar
  2. Concordo... quando as coisas são feitas com conta, peso e medida...
    Como já disse, não sou frequentadora assídua do Facebook (FB), nem sou grande adepta de redes sociais. Aderi pelo facto de poder ter retomado contacto com amigos de infância de quem perdi o contacto. Por isto, acho fabuloso o que o FB pode trazer, mas também acho fabulosamente terrível alguns dissabores que gera. Mas tal como disse inicialmente, as coisas só tomam proporções descontroladas quando deixamos.
    Há pessoas que fazem do FB a sua vida social e nesses casos deve de facto haver muito stress e muita ansiedade, pois a sua vida gira em torno daquilo.
    Como tudo na vida, nada é perfeito... Ninguém é perfeito, todos temos defeitos e virtudes... o que deve então imperar é o bom senso... tal como com o FB, bom senso no seu uso.

    ResponderEliminar
  3. Talvez a palavra "amigo" esteja "banalizada" com a sua utilização nas redes sociais. Contudo, podemos ver o copo "meio cheio" ou "meio vazio". Se, por um lado, poderá provocar stress gerir centenas de amizades virtuais, poderá ser também uma excelente forma de sociabilizar, divulgar trabalhos, talentos e fazer amizades. Como em tudo na vida, o bom senso é preciso!

    ResponderEliminar