terça-feira, 29 de março de 2011

O Futuro é Hoje: Near Field Communication

É hoje evidente que os selos parecem destinados aos museus e filatelistas. Mas as moedas arriscam-se a seguir um caminho semelhante e a nunca virem a ser usadas pelos nossos netos. Caminho esse que também pode a vir ser trilhado pelos bilhetes de espectáculos, chaves e cartões de acesso. Tudo substituído - ou desmaterializado - a favor do telemóvel. A tecnologia já existe. Chama-se Near Field Communication (NFC) e permite que dois (ou mais) aparelhos comuniquem entre si a uma distância pequena de cerca de 10 cm. A tecnologia já é suportada pelos modelos mais recentes e é uma questão de tempo até o seu uso se massificar e se tornar norma. Graças ao NFC o telemóvel fará pagamentos, em particular de baixo valor. Substituirá os cartões de acesso e de identificação. Fará as vezes das nossas chaves, dos bilhetes de concertos e de avião e dos títulos de transporte urbano. Trará para o telemóvel informação relevante, em formato multimédia, sobre o local onde estamos: num cinema, os trailers dos filmes em cartaz; num museu, a planta e o audio-guia; numa cidade estrangeira, o mapa do bairro a explorar; na portagem da auto-estrada, informação de trânsito e localização das estações de serviço. De forma progressiva, o telemóvel tem conquistado um espaço cada vez maior nas nossas vidas. Começou com as chamadas, depois os SMS, o acesso à internet e, mais recentemente, as aplicações. O NFC será mais um passo nessa direcção. A excessiva dependência das nossas vidas num equipamento que há poucas décadas nem existia deve ser motivo de reflexão - estaremos preparados? Seremos mais poderosos ou menos livres?

1 comentário:

  1. Pessoalmente, acredito que grande parte das pessoas não estão preparadas.
    Sendo, na sua maioria, os menos preparados, aqueles com uma idade mais avançada, que de alguma forma foram apanhados desprevenidos com o avanço tecnológico. Mas as pessoas de amanhã (subentenda-se os mais novos...), esses, sem dúvida, estão mais que preparados e completamente dependentes.

    Quanto a questões de privacidade e liberdade, na minha opinião, cada vez mais seremos observáveis e localizáveis e gradualmente iremos perder a liberdade. Já se fala - há algum tempo - em implantes de chips, que podem substituir diversos cartões e até o telemóvel.

    Ao mesmo tempo, estaremos mais poderosos, pois teremos as informações disponíveis, cada vez mais perto e completamente acessíveis.

    O futuro dirá o que acontece, mas acho que vai ter de existir um trade-off entre as tecnologias disponíveis e o avanço causado por estas e a nossa dependência destes equipamentos.

    Este texto fez-me lembrar um vídeo que vi, que fala da visão do futuro - sustentável - da Microsoft.
    URL: http://www.youtube.com/watch?v=3KnIJoHibiQ

    ResponderEliminar