segunda-feira, 18 de abril de 2011

A máquina da felicidade


Qual é a empresa que cria propositadamente um obstáculo entre os seu produto e os seus consumidores? Não é de certeza o mais normal, mas a Coca-cola criou uma máquina de venda de refrigerantes, com 3,5 metros. A ranhura para as moedas estava inacessível, ela estava bem lá em cima..

Qual foi o objectivo? Agir interactivamente com os consumidores, e sob o tema "a felicidade".

A Coca-Cola quis encontrar uma maneira de comemorar o Dia da Amizade, comemorado em Junho, em Buenos Aires e em Fevereiro no resto da América Latina.

A agência desenvolveu assim uma "máquina de amizade", que incentivava as pessoas que por ela passavam a trabalhar em conjunto para subir e inserir uma moeda numa das máquinas de Coca-Cola gigantes.

A campanha foi lançada na Argentina, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Panamá, Honduras e Nicarágua.

Resultados da campanha:
- aumento de 1075% das vendas nessas máquinas

- durante as nove primeiras horas foram vendidas cerca de 800 garrafas em cada máquina

"(...) After the event thousands of comments were recorded on blogs and social networking sites documenting the campaign"

Cada vez mais as empresas tentam captar a atenção dos consumidores das formas mais originais possíveis. Esta campanha mostra que os consumidores aderem e que espalham isso junto dos seus amigos e nos blogues.

Ver vídeo, muito original

5 comentários:

  1. Mais uma de muitas políticas de venda que, contrariamente ao que se poderá pensar numa primeira análise, obtêm um elevadíssimo nível de sucesso junto dos consumidores.
    Talvez se possa levantar a seguinte questão: teria esta política atingido de forma tão eficiente os consumidores se a marca em questão não fosse a Coca-Cola?
    Talvez não, talvez seja um tipo de política que só possa ser levado a cabo, com êxito, depois de alcançado um elevado prestígio e uma boa fidelização dos consumidores. No entanto, deverá ser enaltecida a postura inovadora e arrojada daquela que é uma das marcas mais bens sucedidas do mundo.
    Com recurso a estratégias de marketing umas vezes mais, outras vezes menos convencionais, a Coca-Cola consegue em quase todas as suas acções, cativar o consumidor da forma pretendida, aumentando quase que infinitamente o seu volume de vendas.
    Certo é que, contra factos não há argumentos e que, se o método funciona, está o método aprovado.
    Abílio Rodrigues

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  2. Bom artigo...

    A Coca-cola é sempre uma aliada dos grupos de amigos, está sempre presente nas conversas de cafés... E nunca é demais vincular-se como bebida social.

    Por isso esta acção de marketing só poderia ser realizada em pleno dia da amizade.
    Este tipo de acções, possivelmente serão seguidas por outras empresas nos próximos anos, tornando o dia mais comercial e visível. Com a crescente importância do valor da amizade e do grande circulo da amigos. Em conjunto com o fenómeno das redes sociais será sem duvida uma aposta rentável. Sendo previsível um aumento de visibilidade e melhoramento de posicionamento das marcas que apostem em publicitar-se neste dia.

    Há muito que conheço esta data, mas só a marca que vestiu o pai natal com as suas cores poderia realizar um acto tão original para o assinalar.

    Francisco Rodrigues

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  3. Este artigo está muito bom e mostra que a marca Coca-Cola sabe estar no mercado, sabe arriscar e sabe vencer. Este é um caso que se pode resumir a uma frase: "Vocês riem-se de mim por ser diferente, mas eu rio-me de vocês por serem todos iguais!".

    Daniel Fernandes

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  4. Grande ideia! Gostava era de ver este tipo de iniciativas (como também aquela do piano da Volskwagen no metro em Estocolmo) de Mkt Relacional também em Portugal!

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  5. Novamente, não sei como adivinham...vamos falar de um exemplo semelhante nas aulas.
    Mas é mais um caso que prova que, sendo a atenção um bem escasso, cada vez mais é preciso ser original para despertar emoções no consumidor, seja on-line seja off line.
    E com um mundo virtual onde reina a facilidade, cada vez mais os consumidores procuram "the real thing" - como a partilha, o trabalho em equipa e a amizade.
    Já lá dizia alguém que o ónus da abundância é o tédio...

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