quarta-feira, 27 de abril de 2011

Nokia e Microsoft unidos...!

Após declarações da Apple que confirmaram o excelente momento que está a viver, a Nokia e a Microsoft confirmam também a aliança que pretende recuperar a liderança e antiga posição na indústria....DOIS GRANDES E RECONHECIDOS NOMES EM UM SÓ PRODUCTO.

Video no Youtube (declarações CEO NOKIA -CEO MICROSOFT)

Receitas no último trimestre de € 45.013.000, 18.7 milhões de iPhones vendidos e os rumores da intenção de compra de empresas do sector pela Apple, têm feito que a concorrência por excelência (a Nokia e a Microsoft) assinem uma aliança para lutar pelo mercado que estão lentamente a perder, pois passaram de ter uma participação de 33% a 29% depois de terem sido substituídos pelo Smartphone com o Google Android, pelo Blackberry e pelo iPhone da Apple.

O objetivo da aliança dos gigantes de dois grandes sectores é reduzir custos, mas também aumentar o grau de inovação e benefícios para o cliente que compre o WindowsPhone que, apesar de que já está a ser vendido, agora vai ter um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft (Bing, Office, Xbox) e um tecnologia de hardware, mapas, sons e imagens criadas pela Nokia.

A ideia é juntar e misturar as MARCAS, competencias, habilidades, talentos, mercados, tecnologias, vão também aproveitar vantagens que lhes deu anos de experiência e sincronizar perfeitamente os desenvolvimentos de modo que excedam expectativas.... Assim surge o third ecosystem, o nome do futuro resultado desta importante aliança.



Os primeiros modelos vão estar prontos em 2012...Existem dúvidas sobre o sucesso, pois com certeza a Apple não vai perder este tempo para cobrir o mercado e para fidelizar ainda mais os consumidores e os fãs. Acham que pode ser tarde demais?



FONTES:
- http://conversations.nokia.com/2011/02/11/welcome-to-the-third-ecosystem/
- http://www.diarioregistrado.com/Tecnologia-nota-48709-Nokia-y-Microsoft-ratificaron-el-acuerdo-para-enfrentar-a-Apple-y-Google.html
- http://www.cincodias.com/articulo/empresas/Apple-acelera-avance-supera-45000-millones-liquidez/20110422cdscdiemp_1/


4 comentários:

  1. Olá Julian,

    É muito interessante este artigo. Uma aliança para se tornarem mais fortes. Quanto à questão de que talvez já estejam a ir tarde depende muito, mas muitas vezes "mais vale tarde do que nunca". Quero eu dizer que se a Nokia e a Microsoft se estiverem a juntar apenas para reduzir custo e chegar à apple então não acredito que o sucesso seja grande. Mas se pretenderem de facto juntar, aproveitar os efeitos de sinergia, então é possível o sucesso desta aliança. Não é fácil derrubar a Apple, mas Estamos a falar também de dois gigantes, e que nos podem surpreender e quebrar com 'a adoração incondicional dos fãs da apple'.

    ResponderEliminar
  2. O consumidor agradece porque realmente faz falta maior diversidade na oferta de software "mobile" com qualidade. É preciso lembrar que no 1º trimestre de 2011 a Nokia foi destronada do primeiro lugar mundial ao nível das receitas em vendas de telemóveis pela Apple, como consequência da fraca adesão ao seu sistema operativo Symbian, o qual foi também vendido à Accenture. Por outro lado, a Microsoft não quer perder mais terreno para um eterno rival que à boa maneira de César "chegou, viu e venceu"!

    ResponderEliminar
  3. como foi dito nos comentários anteriores a Apple "chegou, viu e venceu" e esta será na minha opinião uma tentativa um pouco "desesperada" da Microsoft de tentar quebrar este dominio e reassumir a posição de liderança a que estavam habituados. Só a titulo de curiosidade os lucros da Microsoft ficaram aquém dos da Apple pela primeira vez em 20 anos.
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=481609

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida que esta é uma tentativa desesperada tanto por parte da Nokia como da Microsoft de lutarem contra a Apple. Neste momento grande parte das pessoas já não olha para a Nokia como um fabricante de Smartphones. Antes vêm a Nokia como um fabricante dos telefones vulgarmente chamados de "Dumb Phones". Hoje em dis quem quer um Smartphone apenas olha para iPhone, Blackberry ou então um bom telefone com Android OS (HTC Desire e Incredible, Nexus S, Samsung Galaxy, etc.). Ou a Nokia consegue cativar novamente os clientes talvez através de uma boa costumização do UI do Windows Phone OS (se não estou em erro a MS permitiu que a Nokia o fizesse) e através da oferta de um bom hardware, ou então vai perder muito com esta "guerra".
    Por outro lado, li à uns dias num dos grandes blogs de tecnologia online (não me recordo ao certo se foi no Gizmodo, Engadget ou Lifehacker)
    que muitos developers não estão interessados em programar para windows Phone 7 OS, pelo que efectivamente no longo prazo esta luta vai ser novamente a 3 (iOS, Android e BlackBerry). É uma questão de se esperar e ver.

    ResponderEliminar