domingo, 22 de maio de 2011

Microsoft compra Skype



Depois de alguns mega-negócios do passado da Microsoft que não tiveram o sucesso desejado (Hotmail em 1997 e a Danger em 2008), a Microsoft comprou a Skype, empresa de comunicações através da internet, que tem mais de 600 milhões de utilizadores registados em todo o mundo, por 8,5 mil milões de dólares (5,9 mil milhões de euros).

"Dizem" que foi uma jogada estratégica para os negócios da Microsoft, pois com esta mega-compra, pode-se dizer que a Microsoft tornou-se líder no mercado de comunicações por voz e vídeo pela internet, da noite para o dia, tendo ainda a oportunidade de juntar os serviços do Skype aos seus produtos, tanto para o mercado doméstico, como para o empresarial.

Com a compra da Skype, a Microsoft fica em vantagem em relação aos seus concorrentes. Existem alguns programas parecidos com o Skype, como o próprio Windows Live Messenger, da Microsoft, que também nos permite efectuar chamadas via internet, mas que possui menos características e potencialidades, e não é tão bem visto no mundo empresarial. O Facetime da Apple suspreendeu os seus utilizadores, mas não é tão usado como o Skype. O Google suporta vídeo no Gtalk, assim como o próprio "MSN" da própria Microsoft, mas só o Skype tem um número enorme de utilizadores activos, muitos dos quais pagam para utilizar o serviço, e usam-no para ligar para telefones fixos e telemóveis para todo mundo.

Além disso, a Microsoft vai integrar o Skype à XBOX360, ao Kinect e ao seu Windows Phone 7... e vai integrá-lo em diferentes plataformas (eu já utilizei o Skype na SONY PSP e não tive problemas).

Recentemente, a Microsoft anunciou uma associação com a Nokia. Actualmente o sistema operativo Windows Phone tem uma cota de mercado de 17% - eu penso que esta cota de mercado vai subir bastante, ou não estivessemos a falar da Microsoft, da Skype, e da Nokia-.

Agora imaginemos o seguinte: a Skype (líder mundial nas comunicações VoIP), foi adquirida pela Microsoft (líder mundial no desenvolvimento de software, especialmente em sistemas operaticos), que por sua vez criou uma associação com a Nokia (líder mundial no mercado de telemóveis)... imaginemos também que todas as potencialidades do Skype poderiam estar presentes nos dispositivos móveis (telemóveis, smartphones, tablets, etc...), ou seja, com o Skype, através duma ligação à internet (hoje em dia possível em quase/quase todos os telemóveis), podíamos fazer chamadas telefónicas para qualquer lugar do mundo, a um preço muito mais reduzido... Prevê-se que esta união traga problemas às operadoras de telecomunicações, que podem ficar com medo de perderem receitas ao serem vendidos telemóveis com integração profunda com o serviço VoIP mais utilizado do planeta, e eu penso que é por causa de cenários como este que eu acabei de referir... e voçês? O que acham disto? As chamadas telefónicas são caras, estaremos à beira duma revolução no mundo das telecomunicações?

Não tarda e estaremos a enviar SMS através do Skype para telemóveis... ou já é possível?

A Skype, enquanto administrada por um fundo de investimentos (depois de ser vendida pelo e-Bay), estava a dar prejuizo - já agora, aproveito para vos perguntar o que é que uma empresa como a Skype, fazia nas mãos de uma empresa de leilões on-line - ... conseguirá a Microsoft reverter esse cenário e tornar o Skype rentável? Conseguirá a Microsoft valorizar os seus produtos ao integrar-lhes o serviço de VoIP? O que acham?

Sem comentários:

Enviar um comentário