sábado, 7 de maio de 2011

Web Marketing dum video jogo - GTA IV



Só pelo facto dos jogos das séries anteriores (GTA San Andreas e GTA Vice City) terem sido os jogos mais vendidos para a PS2, já se antevia que GTA4 fosse um jogo fora de série e que seria com certeza mais um sucesso comercial. O video jogo GTA4 foi considerado o produto de entretenimento (jogos, filmes, livros, etc...) mais rentavel da história (até 2008) e teve 3,6 milhões de vendas nas suas primeiras 24 horas após o seu lançamento, arrecadando 310 milhões de dolares (recentemente batido por Call of Duty - Black Ops com 7 milhões de unidades vendidas nas primeiras 24 horas), batendo por exemplo, o livro Harry Potter and The Deathly Hallows, que arrecadou 220 milhões de dolares nas suas primeiras 24h de comercialização, o jogo Halo3, que fez 170 milhões, e o filme Spider Man3, que fez 60 milhões. Na minha opinião, penso que o jogo teria muitas mais vendas, caso o seu lançamento não fosse exclusivo PS3 e XBOX360 (o lançamento para PC só aconteceu em Dezembro).

Em 2008, GTA4 foi o detentor dos records de "Jogo que mais vendeu em 24h" e "Maiores receitas geradas por um produto de entretenimento em 24h", pelo Guiness World Records.


  • Com a aproximação do lançamento de GTA4, a Rockstar teve de investir bastante em marketing, que foi feito de várias formas, incluindo anúncios de televisão, vídeos na internet, sites na internet... GTA4 foi alvo de uma pesadíssima campanha de Web marketing, ou não se tratasse de um dos maiores video jogos de todos os tempos.Devido à grade dimensão do jogo, eu penso que as marcas têm interesse em ver os seus produtos relacionados com GTA4. A bebida fictícia Sprunk é uma paródia ao refrigerante Sprite, e no jogo é possível observar a óptima divulgação da marca, onde é possível ver máquinas de venda de bebidas com o logotipo da Sprunk, ou garrafas Sprunk nas prateleiras dos super mercados e dos restaurantes. Este tipo de acções são óptimas estratégias de marketing para empresas que querem ganhar com a grande audiência do jogo. Prova disto é a publicidade da Coca Cola que circula no youtube, claramente inspirada no jogo GTA4. http://www.youtube.com/watch?v=TecLbWk8A3w

  • Vários "wanted" posters foram vistos em Nova Iorque com a cara de Niko Bellic. O cartaz, emitido pelo departamento de polícia de Liberty City (LCPD), indica que Niko é procurado por assalto à mão armada, e sugere que ele seja capturado em troca de uma quantinha em dinheiro. Penso que foi uma boa campanha de marketing viral. Os posters idicavam um endereço de e-mail tips@libertycitypolice.com, para onde nós podiamos indicar o paradeiro do assaltante. No entanto, quando enviamos um e-mail para a LCPD, a mesma respondia-nos com uma fotografia da polícia e uma mensagem a dizer que estavam ausentes para almoço. Penso que foi uma boa maneira de nos fazer interagir com o jogo via internet (podem experimentar enviar e-mail para a LCPD :) ) http://img91.imageshack.us/img91/4050/gtaposter1dh4.jpg

  • Três meses antes do jogo ser lançado, a Rockstar lançou o site oficial Grand Theft Auto IV, onde podíamos obter informação acerca do mesmo. No site, eramos invadidos com slogans como "Come and visit! You will be desperate to leave!" ou "The American dream? It's time to wake up!", tudo para criar expectativa e curiosidade no consumidor. Foi possível ver o mapa da cidade, os locais com interesse com influência no jogo, as perssonagens do elenco, os trailers lançados na web durante a promoção do jogo (a expectativa era tanta que na época em que o primeiro trailer foi lançado, os servidores da Rockstar ficaram quase imediatamente sobrecarregados)... podíamos fazer download de wallpapers, screensavers, posters, toques de telemóvel... podíamos ouvir as mais de 20 rádios disponíveis nos carros onde Niko entra durante o jogo... os troféus e os vários tipos de jogos online disponíveis foram também desvendados na internet. http://www.rockstargames.com/IV/

  • Rápidamente foram criados "fóruns GTA4" onde as pessoas podiam postar e discutir as suas opiniões sobre a promoção do jogo.

  • Nas páginas de internet relacionadas com jogos, viu-se várias vezes a publicidade de GTA nas laterais do ecrã, que voltou a acontecer novamente com as expanções mais recentemente lançadas para PS3 "The Lost and Damned" e "The Ballad of Gay Tony".

Entretanto, a Rockstar Games está já a promover um novo jogo, Max Payne3, e penso que está a ter uma campanha de Web Marketing algo parecida com a que fez em GTAIV, como eu descrevi aqui no blog.

Sem comentários:

Enviar um comentário