quarta-feira, 7 de março de 2012

Facebook Bancário

Aqui está um novo serviço bancário via Facebook!
O banco brasileiro Bradesco criou um novo serviço, o f.banking, que dá a possibilidade aos seus clientes de consultarem as suas contas através desta rede social.
Embora a mim esta ideia não me atraia particularmente, pelas questões óbvias de segurança que levanta, acredito que, para muitos, seja um serviço inovador visto com bons olhos. Cálculo que a estratégia do Bradesco seja o de atingir um novo segmento - a geração net - e com isso conseguir alargar o seu negócio.
Por enquanto, este serviço serve unicamente para consulta de contas mas o objectivo principal de futuro será o de permitir outras funcionalidades bancárias.

F.Banking do Bradesco no Facebook

O link do artigo completo aqui

2 comentários:

  1. Nota-se que cada vez mais há empresas a criarem aplicações próprias para o facebook. No entanto, não sabemos ao certo qual será o retorno deste tipo de investimentos. Neste caso em concreto, trata-se de uma aplicação que não traz grande valor acrescentado (visto que se pode com igual facilidade aceder ao site da empresa) e, como tal, o único proveito desta estratégia será o efeito novidade e o buzz marketing. Já para não falar da questão da segurança! No entanto, este é um caso interessante de desmaterialização dos serviços da empresa dos canais tradicionais (como o website próprio) para as redes sociais e para aquilo que é conhecido como o Web 2.0.

    ResponderEliminar
  2. Não conheço o serviço, mas não me parece que a segurança possa estar em causa. Será apenas uma nova forma de "contacto" com os clientes ou potenciais clientes. Se hoje em dia não pomos em causa a segurança do net banking, este será apenas mais um canal (por enquanto inovador) de acesso a um Banco, igualmente seguro.
    E o retorno deste tipo de investimentos poderá não ser mensurável ao ponto de perceber qual a dimensão do negócio que poderá ter sido angariado directamente devido à sua existência, mas o objectivo será mais em termos de consolidação de imagem e postura no mercado, ou até mais concretamente não ficar "fora do mercado".

    ResponderEliminar