segunda-feira, 5 de março de 2012

"Facebook can tell you if a person is worth hiring" Forbes

Segundo um artigo publicado na revista Forbes, alguns empresários e empregadores defendem que se deve consultar a página de Facebook de um possível candidato a uma função,  mesmo antes de o convidar para entrevista. Com isto, eles pretendem conhecer previamente algumas facetas do potencial entrevistado, que de outra forma não seriam possíveis de descobrir e apartir daí concluir se valerá a pena contratar o candidato ou não.

Posto isto, e dada a polémica da questão, convido-vos a refletir sobre algumas perguntas emergentes:
  • Será que as redes sociais devem ser utilizadas como auxiliares de um processo de recrutamento e seleção?
  • Será que está em causa a invasão de privacidade?
  • Até que ponto, as páginas do facebook transmitem as capacidades e competências das pessoas?
Fica aqui o desafio!

O artigo completo
 http://www.forbes.com/sites/kashmirhill/2012/03/05/facebook-can-tell-you-if-a-person-is-worth-hiring/

3 comentários:

  1. O recurso às redes sociais para obter informação acerca de alguém, em ambiente profissional, é mais recorrente do que se imagina. Por exemplo, na minha empresa, costumamos utilizar redes como o Linkedin para identificar interlocutores em potenciais clientes e explorar redes de contactos de conhecidos. Apesar de não achar que uma página do Facebook espelha as competências de uma pessoa, identifico-a como a sua imagem online e, como tal, deve ser alvo do mesmo cuidado que o dress code, por exemplo.
    Julgo que a questão da privacidade é ultrapassada no momento em que se publica um determinado post e não quando alguém o lê.
    A propósito desta questão, deixo aqui a referência ao artigo "A sua foto de perfil do Facebook diz tudo. Cuide dela" (http://www.dinheirovivo.pt/Guru/Artigo/CIECO036975.html), que refere exactamente a questão da imagem e a impressão que deixamos online.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a Catarina, quem se expõe no Facebook tem de assumir o que escreve e o que publica. Não pode achar que o Facebook ou as redes sociais são um diário. Quem não se quer expor tanto, tem opções de privacidade que pode utilizar.

    A propósito deste tema deixo-vos este link do youtube, onde mostra um Facebook na vida real:

    http://www.youtube.com/watch?v=aDycZH0CA4I&feature=player_embedded#!

    ResponderEliminar
  3. Não podia estar mais de acordo. Nós somos o que fazemos. E neste caso, o que escrevemos, o que comentamos. As redes sociais são uma arma contra um embuste. Será quase impossível alguém "actuar" na vida real e na vida virtual, por muito tempo...

    ResponderEliminar