segunda-feira, 19 de março de 2012

MTV prepara site para fãs contactarem artistas favoritos

A MTV prepara-se para lançar o Artists.MTV. A criação do site tem como objectivo permitir aos fãs um contacto mais directo com os artistas e, por outro lado, possibilitar aos artistas a sua promoção numa plataforma dedicada exclusivamente ao mundo musical.

Apesar de ainda não se perceber como é que o site vai funcionar, parece-me que a estratégia passa, por um lado, por criar formas de suscitar aos visitantes interesse por outros artistas menos conhecidos ou com menor notoriedade, servindo como "rampa de lançamento" para estes. Por outro lado, para os fãs, o site permitir-lhes-ás o acesso a conteúdos exclusivos do artista favorito, bem como a informação privilegiada sobre eventos e outras novidades. Assim, a MTV consegue criar valor tanto para os artistas como para os fãs, aproximando-os. Esta estratégia adequa-se ao perfil da geração Millennials - um consumidor que procura ser o primeiro a ter acesso à informação privilegiada e tem interesse em criar os seus próprios conteúdos (no site os fãs poderão, também, criar as suas próprias páginas).

A estratégia poderá focar-se, ainda, na criação de formas de levar os visitantes do novo site a visitarem também o próprio site da MTV, cativando-os através de passatempos, por exemplo.
Sem dúvida, que esta é uma excelente forma de a MTV alargar a sua base de consumidores.

Por último, parece-me conveniente referir que a criação deste site será também uma forma de criar um elo emocional entre os fãs e a MTV, tendo em conta que o site permitirá um contacto directo e personalizado dos fãs com os artistas. 

 http://www.meiosepublicidade.pt/2012/03/16/mtv-prepara-site-para-fas-contactarem-artistas-favoritos/

2 comentários:

  1. Acho uma ótima iniciativa, quer para os artistas, quer para os fãs...A música, de facto, move multidões... O que me parece mais relevante nesta iniciativa é o elo emocional que se estabelecerá entre os intervenientes,o que tornará o site mais apelativo e entusiasmante para todos. No fundo, a MTV percebeu que ao realizar os sonhos dos fãs, está a promover a sua plataforma e as ligações entre eles e por outro lado, dá a oportunidade aos artistas de se auto-promoverem.

    ResponderEliminar
  2. Exactamente Ana. Cada vez mais, as marcas, de forma a ganharem relevânvia junto dos consumidores, procuram criar com estes elos emocionais que favoreçam a identificação mútua e a partilha. A MTV, desde sempre associada à música, tinha aqui um filão único, mas associações a causas sociais, como a Starbucks faz com o comércio justo, ou a temas como os problemas da adolescência, como faz a Procter&Gamble através da iniciativa "Being Girl" são outros bons exemplos

    ResponderEliminar