segunda-feira, 23 de abril de 2012

A melhor hora para tomar café

Uma nova aplicação, a Caffeine Zone, ajuda a calcular os níveis de cafeína ingerida e alerta quando os níveis estão muito baixos ou muito altos para das duas uma: Beber mais ou, pelo contrário, adiar ou evitar mais uma “bica”.

A app baseia-se nos estudos sobre a farmacocinética, ou seja as etapas que um medicamento percorre no organismo desde a sua ingestão até à sua excreção, segundo a Bloomberg Businessweek. Assim insere-se na aplicação a quantidade de cafeína ou de chá que ingerimos, quando é que a ingerimos, a rapidez com que se bebeu, e a app alerta para a necessidade de uma nova dose para manter-se despertado.
A Caffeine Zone também avisa que o próximo café pode eventualmente tirar-lhe o sono nessa noite. Através de um gráfico, a aplicação cruza a quantidade de cafeína no corpo com os efeitos metabólicos provocados.




E que efeitos são estes? O cientista cognitivo da universidade Penn State, Frank Ritter, que elaborou a app, considera que a literatura cientifica sobre o impacto cognitivo do café é fraca; os números pelos quais a aplicação se guia são médias e estimativas. Mas existem provas de que a cafeína melhora a melhora a memória, acelera um pouco o processamento mental e ajuda as pessoas a sentirem-se mais alerta.

Leia este artigo completo AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário