quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

StoreAgent: a app que paga aos consumidores pelas suas opiniões


O StoreAgent é uma aplicação que revoluciona a análise do cliente-mistério, os estudos de mercado e a recolha da opinião dos consumidores, através da tecnologia disponível no seu dispositivo Android e iPhone.
 
Na plataforma do StoreAgent, os clientes (as empresas) propõem missões (visita a uma loja, avaliar a montra, experimentar um produto...). São os próprios consumidores, desde que detentores de um smartphone, que serão os agentes destas missões. Por exemplo, é possível analisar quanto tempo demorou a servir um café, se este é de qualidade e tirar e submeter uma foto do café, em tempo real e sem intermediários.
Com resultados em menos de 2 horas e recorrendo a uma força de agentes dispersos globalmente (os consumidores) mas georreferenciados, esta app devolve a qualquer hora do dia e em qualquer local a informação que até hoje poderia demorar semanas a recolher. Os agentes completam a missão e são pagos pela mesma, constituinde uma fonte de receita para os seus utilizadores.
 
A ideia, portuguesa, foi apresentada no programa da SIC Notícias, The Next Big Idea, e pode ser visto aqui.

Cada vez mais, os consumidores são não só simultaneamente produtores (por exemplo, de conteúdos) - os prosumers - mas começam a perceber como gerar receitas adicionais com a sua participação e com as suas criações - são os sellsumers. E em época de crise, um rendimento extra é sempre bem-vindo...

Sem comentários:

Publicar um comentário