domingo, 9 de junho de 2013

Optimus vs. Budweiser

Acredito que todos se recordem do mega spot publicitário “All together now” lançado aquando da apresentação da nova assinatura “O que nos liga é Optimus” em 2011. Muitos adoraram este spot, talvez pela dinâmica do mesmo ou até devido à lendária música dos The Beatles, outros nem tanto.


Mas a questão que eu coloco é: na era da internet, onde diariamente vê-mos por opção vídeos de spots publicitários de outros países, não foi muito arriscado por parte da Optimus lançar este spot em muito semelhante ao brilhante e original spot publicitário da Budweiser lançado em 2009?


Eu prefiro o da Budweiser, e vocês?

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. O director de Marketing da Optimus foi confrontado com esse facto:
    A campanha mereceu críticas por se inspirar demasiado noutros anúncios. Isso surpreende-o?

    Ao que ele respondeu:
    Um bocadinho. Conhecíamos a campanha da Budweiser, como outras com a música All Together Now. Se virem os filmes lado a lado, sem a música, são muito diferentes. As redes sociais potenciam muito este tipo de polémicas, mas estou satisfeito com o resultado final. Foi feito um post com os filmes lado a lado e a visualização não teve muita expressão.

    Aqui deixo os vídeos lado a lado para verem melhor:
    http://www.dinheirovivo.pt/Graficos/Detalhe/CIECO019394.html

    Pessoalmente, eu não acho que sejam exactamente iguais, no entanto, quando aparecem pessoas de bicicleta num, aparecem também no outro, igual para os tambores e os miúdos a saltar à corda...
    Poderá ter havido uma inspiração mas não acho que sejam totalmente iguais.

    Quanto à minha preferência entre um e outro, ganha o da Optimus!

    ResponderEliminar
  3. Eu prefiro o da Optimus.

    Não me parecem assim tão semelhantes. Se formos a ver bem, só a música é igual... Eles aplicam a letra a alguns takes só isso. Quer uma marca como a outra fazem isso, por isso não me choca nada. Mas o spot da optimus é muito mais empolgante que o da outra marca, na minha opinião.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com a Marta. As semelhanças ficam-se pela música.
    O anúncio da Optimus consegue ser muito mais envolvente, apelando também às emoções do consumidor

    ResponderEliminar