quinta-feira, 6 de junho de 2013

Pepsi Like Machine… funciona a “Likes” em vez de dinheiro

 
À semelhança da Kellogg's, que lançou a sua pop-up store "Special K Tweet Shop" para lançar a nova gama "Cracker Crisps" em Londres (e onde os consumidores pagavam os cereais com tweets), agora é a vez da Pepsi lançar a sua "Like Machine", máquina automática onde amostras de Pepsi podem ser adquiridas em troca de "likes" no Facebook. A ideia surge pela filial belga da agência TBWA e teve a sua estreia no concerto da Beyoncé em Antuérpia.
O preço de uma lata de Pepsi é então um “Like” no Facebook feito na própria máquina de venda automática, ou então, a partir do smartphone, sendo que a máquina pode aceder ao GPS de quem está a comprar para verificar se está nas imediações. O vídeo pode ser visto aqui.
A marca beneficia assim não só do buzz dos consumidores, mas fica também a conhecer quem fez like, experimentou e gostou. Será que caminhamos definitivamente para a desmonetização...?

1 comentário:

  1. Quer a ideia da Pepsi quer a ideia da Kellogg's são bastante inovadoras e cativam o seu público. No entanto, são ideias de divulgação da marca. Há uma forte aposta em marketing, apoiando-se nos benefícios online, contudo, a marca sustenta-se de vendas. O objetivo destas campanhas é que, no futuro, quem experimentou mantenha a marca no top of mind e a adquira estes produtos em vez dos dos concorrentes.

    Além disto, é cada vez mais essencial para as grandes companhias terem acesso aos dados dos seus clientes, para poderem 'bombardeá-los' novas campanhas quer via email, quer via telemarketing... Com estas técnicas as marcas estão a construir excelentes BD's.

    Relativamente à desmonetização, acredito que seja esse o futuro, mas a longo longo prazo. Trata-se de uma mudança muito forte que impacta não só mudanças culturais, sociais, de mentalidade...

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