segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

A prenda do facebook

Este mês de Fevereiro é dedicado ao Facebook pelos seus 10 anos de existência! E para assinalar a data, a rede mais famosa do mundo decidiu oferecer aos seus utilizadores uma "viagem no tempo" através de um video personalizado, com uma colecção de fotografias com os melhores momentos do utilizador, desde que este se juntou à rede social.
Pois bem, Portugal também teve direito a um video! Ora vejam ...



Como vêm, o nosso país foi presenteado com um video que relata não os melhores momentos, mas os principais acontecimentos desde que Portugal entrou em crise: despedimentos, cortes salariais, de pensões ou na educação, troika, entre outros.
Este video é mais uma forma de manifestação utilizada para mostrar a indignação que a população portuguesa está a sentir ...  O que quero mostrar com este vídeo é que as redes sociais são um óptimo canal de comunicação que pode ser maximizado para chegar a qualquer canto do mundo, de forma gratuita e rápida. Para dinamizar o negócio, explorar ofertas profissionais e/ou pessoais, ou simplesmente para expor opiniões positivas e negativas, vendo diferentes pontos de vista, formas de pensar e diferentes culturas o que é certo é que tudo o que é dito/feito no Facebook tem alcances em larga escala... 
Desta vez o facebook foi usado para mostrar todo o descontentamento actual com o nosso país, mas concordam que a tendência é para cada vez mais movermo-nos num meio digital, onde as consequências devem ser encaradas de frente, com o que dizemos de bom ou de mau? O que acham de todo o potencial que esta rede social pode trazer, tanto para as empresas ou a nível pessoal? É ou não uma porta aberta para o mundo?

7 comentários:

  1. Achei muito interessante e dou os parabéns por este post! Sem dúvida uma forma fantástica de mostrar a indignação de futuros profissionais e não só obivamente... Mesmo assim, concordo plenamente que as redes sociais são um forte meio de comunicação e manifestação positiva e/ou negativa mas também admito que possam ser um grave instrumento de problemas quando as notícias divulgadas não são realmente verdadeiras.

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente que o Facebook seja uma porta aberta para o Mundo, não fosse essa a intenção do Mark Zuckerberg!
    Tal como a Inês afirmou, pode ser um instrumento de problemas quando as noticias fogem à realidade, mas não será esse o problema da maioria das páginas na Internet? (Seja rede social ou não) Até porque a veracidade da informação que corre neste meio é constantemente questionada!
    Em relação ao vídeo, foi um excelente "apanhado" da nossa atualidade, pois para além dos diários quotidianos que os utilizadores publicam, há muita informação no feed de notícias sobre a atual realidade.
    Concordo quando se defende que o Facebook é uma boa rede de comunicação, pois o que não falta, é informação atualizada ao minuto!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Eduarda, o criador do facebook conseguiu criar literalmente um ponto de encontro para conversar, compartilhar ou organizar movimentos sociais ... Ás vezes, mesmo não querendo sabemos de todos os "passos" quase ao minuto que outra pessoa dá pelos posts e partilhas que esta faz na rede social ... mas concordo que tudo o que está online pode ser questionado pela sua veracidade e como disse a Inês muitas são as notícias publicadas que não correspondem à verdade ... O que nos resta fazer é ter ponderação com os dados, posts e informações pessoais que colocamos online pois, como dizem os mais velhos " quem conta um conto acrescenta um ponto", e sem querer acabamos numa bola de neve sem retorno ! :)

      Eliminar
    2. Ai está Daniela! Ponderação com os dados, muito bem dito. A seleção e filtragem de toda a informação é um ponto crucial para o sucesso e termos aprendido algumas ferramentas que o permitem em SINE foi um passo em frente!

      Eliminar
    3. Sim Daniela, efectivamente mesmo não querendo, através das redes sociais podemos saber os "passos" que outra pessoa dá. Mas considero que nestas publicações ao minuto de todos os passos dados gera um problema de segurança e para o qual muitas pessoas ainda não pensaram. Arrisco afirmar que não temos controlo sobre o alcance que uma publicação nossa tem na rede social e não sabemos quem poderá ver essa publicação. Pensem numa publicação de que naquele momento estão de férias no local X. Quem vê a publicação sabe ondem estão. Mas também sabe onde não estão e isto é que é preocupante. Vocês não estão em casa e durante um período de férias tudo pode acontecer à vossa casa! Este foi apenas um exemplo. Sabemos o quão as redes sociais são extremamente importantes e o quão podem ser extremamente perigosas se as pessoas se esquecerem dos passos básicos da segurança de publicação online. E acreditem que vejo muitos posts deste tipo.
      Mas como tu, Daniela, dizes também é necessário ter ponderação nos posts publicados.

      Eliminar
    4. Eu que vim de Ciência da Informação - que é o curso base para a seleção e ponderação dos dados - vejo a opinião da Daniela como um ponto de partida totalmente certo! A internet tem muitas vantagens mas alto e para o baile :o

      Eliminar
  3. O Facebook sendo uma empresa de serviços, acaba por ter de basear a sua ligação com os seus clientes através da criação de laços via a informação que detém sobre cada um. Arriscaria dizer que o Facebook tem a faca e o queijo na mão no que toca a informação sobre o consumidor, daí funcionar como uma excelente forma das empresas contratarem informação sobre os mesmos. Não é à toa que as acções da mesma valorizaram bastante desde a sua entrada no NASDAQ.

    O Facebook ao mesmo tempo não se pode deixar viver daquilo que "é", sendo obrigado constantemente a inovar. Seja pelo seu layout, seja pela interactividade que lhe assiste. Com este décimo aniversário, e lançando estes vídeos disponíveis para qualquer um dos seus usuários, a empresa acaba por criar um saudosismo nas pessoas que, na minha opinião, pode levar a um melhoramento na relação entre a marca e os clientes.

    Quanto à tua pergunta "O que acham de todo o potencial que esta rede social pode trazer, tanto para as empresas ou a nível pessoal?" acho que a parte das empresas já está respondida. A nível pessoal, e mais uma vez esta é apenas a minha opinião, a socialização das pessoas começa a estar resumida a um ecrã e um teclado. Hoje em dia as inovações mais tecnológicas mais sonantes são aquelas que trazem "maior conforto" à pessoa, ou que levam a mesma a nem precisar levantar-se da sua cadeira/sofá.

    No entanto, e tal como foi dito (e bem) é de facto uma porta aberta para o mundo. Por muito que a socialização comece a estar resumida a um ecrã e um teclado, agora há a possibilidade de a fazer com pessoas de todo o mundo, a qualquer hora, em qualquer lugar.

    Tal como tudo, tem vantagens e desvantagens.

    ResponderEliminar