quarta-feira, 5 de março de 2014

MARKETING DE CONTEÚDO

Recebi este artigo no e-mail e, além de se enquadrar nestes últimos dias, achei bastante curioso e, de facto, compreender termos que "valorizo": conteúdo; redes sociais; ciência. Pode acabar por ser "mais do mesmo", por se colocar na estratégia que é e deve ser o marketing, mas mesmo assim aqui fica.
As máscaras do marketing de conteúdo!



E são 7 os tipos de máscaras: Sherlock Holmes, Narciso, Capote, o Padrinho, Forrest Gump, e Hobbit, sendo que a cada uma é atribuída uma definição (que poderão consultar mais à frente no link que deixarei).

Segundo a mesma fonte, este tipo de marketing "existe há muito tempo, mas só com o advento das redes sociais é que ele ascendeu à categoria de ciência. E porquê? Porque a atratividade nas redes sociais está diretamente ligada à relevância dos conteúdos partilhados, ou seja, a sua marca (pessoal ou institucional) é tanto mais atrativa quanto mais relevante for o conteúdo que partilha".

A mesma ainda afirma que "atualmente um bom conteúdo é o melhor vendedor do mundo e podemos mesmo dizer que nunca como hoje foi tão importante saber produzir conteúdos de qualidade", pelo que concordo totalmente (sendo esse mais um motivo para o facto de aqui partilhar a presente informação. Mas, certamente, as opiniões não têm necessariamente que convergir.

E vocês, concordam com esta última afirmação, além do restante expresso?

Podem ver a notícia na íntegra, AQUI!

2 comentários:

  1. Desde já mostro a adequação deste post à data em causa! Achei pertinente esta adequação ao Carnaval - ninguém se lembrou, bem pensado! De seguida, devo dizer que estou de acordo contigo Hélder! Sem dúvida que um bom conteúdo vende, nem que seja porque é uma garantia ao consumidor. Deve-se ter em conta as letras pequeninas hoje em dia porque são elas que nos escondem as verdadeiras intenções da marca e podem levar a um marketing viral bastante negativo.

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  2. Acabei de receber um e-mail sobre o mesmo tema de uma agência de comunicação, que coincidência! Apesar de vir de uma área diferente do marketing (Relações Públicas) também concordo com a importância dos conteúdos, mas mais importante são as estratégias levadas a cabo para a sua divulgação e para alcançar o objectivo final que é a venda de um produto/marca. Tal como o que publicaste, essas estratégias estão disfarçadas, e se não são bem planeadas o público pode ser levado em erro, e mesmo com bons conteúdos pode-se perder clientes. Actualmente estamos numa era de informação de fluxo internacional, facilmente obtemos informações sobre qualquer assunto, mas ler um bom conteúdo não significa que corresponda à verdade, por isso, é também importante apostar numa política relacional, pois muitos clientes vão “atrás” das opiniões dos outros, porque já não acreditam em muitas informações que estão disponíveis na web, mas sim, acreditam na satisfação mostrada por outros clientes.

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