segunda-feira, 12 de maio de 2014

Crowdfunding para projeto "Halfway Through the Story of Our Life"


Mais uma iniciativa de crowdfunding divulgada recentemente.
Benedita Pereira lançou uma campanha de crowdfunding com o propósito de angariar o dinheiro necessário para poder subir ao palco em Nova Iorque e já conseguiu 11 mil euros dos 15 mil necessários.
A atriz residente em Nova Iorque está a lutar por um lugar na representação e juntou-se a um grupo de atores com o projeto de teatro «Halfway Through the Story of Our Life».
Pronto, era só isto. Boa noite.”
Apesar de ser um método  cada vez mais utilizado, a reação dos portugueses a esta iniciativa não foi positiva, o que gerou várias críticas, particularmente relativas ao estado do país em termos financeiros.
Benedita Pereira apressou-se a esclarecer o conceito de crowdfunding e a justificar a utilização do mesmo, defendendo-se das críticas.
"Reparei agora que há pessoas que levam a mal esta campanha de crowd funding e acham q eu devia era “ir trabalhar”. Eu estou a trabalhar dia e noite num projecto espectacular, do qual me orgulho muito e este dinheiro obviamente não é para mim, mas sim para a produção do espectáculo. Com o sucesso desta peça, estou também a espalhar a imagem de Portugal pelo Mundo (começando por Nova Iorque) o que n me parece uma má ideia. O crowd funding é um conceito muito comum aqui nos EUA para a realização de todo o tipo de projectos principalmente artísticos e o seu conceito é exactamente para não depender da fortuna de ninguém e em vez disso ter contribuições pequenas de muitas pessoas. Como já disse, 1 dólar (menos de 1 Euro) de cada pessoa é uma ajuda tremenda. E OBVIAMENTE que só ajuda quem pode e gosta do projecto. Eu sei perfeitamente que as coisas em Portugal estão difíceis e que há outras prioridades, mas acho perfeitamente natural partilhar esta minha aventura com todos os meus fãs e amigos Portugueses e pedir a contribuição de quem pode e quer. No fundo, quem contribui também passa a fazer parte deste projecto que só agora está a começar e nos pode levar longe.

Para saberem mais sobre o projeto e visualizarem a campanha realizada para angariação do dinheiro, acedam ao seguinte link:
https://www.kickstarter.com/projects/1648247296/halfway-through-the-story-of-our-life/

2 comentários:

  1. Custa-me perceber esta contestação, contudo acho que aos poucos e poucos a mentalidade portuguesa vai estando mais aberta para este novo conceito de crowdfunding. Por curiosidade estive a pouco tempo a ver uma infografia com os dados estatísticos dos primeiros 2 anos de actividade de um dos principais sites de crowdfunding em Portugal, o PPL. 2 anos de actividade ainda é muito pouco para se poder tirar conclusões em termos comparativos, mas já deu para se verificar um aumento muito significativo tanto do número de projectos candidatos como de apoiantes. Deixo aqui o link para a infografia para quem tiver curiosidade: http://ppl.com.pt/pt/infographic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, Ivo. É interessente e bom ver como esta forma de financiamento está a ganhar adeptos e como dizes aos poucos a mentalidade portuguesa vai estando mais aberta para aderir a este tipo de projeto.
      Acedi ao link que colocaste e é deveras significativo o crescimento do número de apoiantes em várias áreas, em apenas 2 anos, até porque a maioria das pessoas são muitos céticas em apoiar este tipo de causas.

      Eliminar