quinta-feira, 21 de maio de 2015

Um investimento rentável?

Ontem foi anunciado que a China pretende realizar um investimento significativo de 164 milhões de euros na expansão da Internet. Como tal, segundo o Conselho de Estado da China, o objetivo consiste em realizar um plano nacional de melhoria do sistema de redes. Logo, querem apostar numa ação que aumente a velocidade da internet assim como a sua expansão em zonas rurais. Consequentemente, pretende-se um aumento de 40% da velocidade e tornar a internet um meio mais acessível em termos monetários, isto é, menos dispendiosa. No entanto, para tal, vão ter que pedir apoio às grandes empresas estatais de telecomunicações. Caso contrário, dificilmente conseguirão implementar esta medida. Além disto, este plano também engloba a expansão da rede de banda larga e fibra ótica a 14.000 localidades de áreas rurais do país.


Relativamente à sua implementação, esta vai resultar num investimento gradual, no qual é estimado que neste ano sejam despendidos 63.450 milhões de euros, e nos anos seguintes, 2016 e 2017, 50.475 milhões de euros. Ora, como se tem vindo a verificar, a China é uma economia com elevado impacto internacional visto que não só detém um número populacional excessivo como também é das maiores exportadoras. Mas, apesar de mais de 600 milhões de pessoas terem acesso à internet e existirem grandes empresas de software como a Tencent, Baidu e Alibaba, não detém uma infraestrutura necessária que permita velocidade de acesso. Portanto, neste caso, as vantagens que já conhecemos associadas a este fenómeno como a rapidez de acesso, always on, elevada velocidade de resposta e poder de decisão não estão salientes da mesma forma que nas restantes economias desenvolvidas.

Assim, se esta medida for implementada e for bem sucedida, certamente que será uma forma de estar ao mesmo nível tecnológico, ou quase, de economias desenvolvidas. Isto significa que o conceito de geração net eventualmente será introduzido, assim como os fatores a ela associadas como a rapidez de informação e divulgação de conteúdos.

Mas, será que estes consumidores controlarão a mensagem? Terão a liberdade de escolha e o mesmo poder que os consumidores ocidentais têm?

1 comentário:

  1. É verdade que se este investimento for concretizado a China irá evoluir bastante a nível tecnológico e em termos estatísticos isso irá resultar num aumento substancial do número de pessoas com acesso à Internet.
    Isto será benéfico na medida em que algumas pessoas, particularmente as de Zonas rurais, talvez dificilmente o conseguiriam sem um investimento por parte do estado.
    Será então um "admirável mundo novo" para muitos chineses que irão passar a pertencer à geração net ou geração C. No entanto, e como tu própria referiste, certamente que surgirão desafios ao nível do controlo da informação e dos conteúdos gerados pelos utilizadores.

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