domingo, 10 de maio de 2015

Vai pela sombra... à internet!

É sabido que cada vez mais existe Wi-Fi em locais públicos (lembremo-nos, por exemplo, da campanha experimental nos autocarros da STCP). Ter acesso gratuito à internet em qualquer sítio onde estejam é cada vez mais uma necessidade para os utilizadores.

E porque não juntar esta necessidade a uma necessidade para a saúde pública?

Foi exatamente isso que fez uma empresa belga, a Hapiness Brussel, quando decidiu juntar a disponibilização de Wi-Fi gratuito à proteção contra o cancro da pele.

O projeto, de seu nome “Shadow Wi-Fi”, é uma ideia simples, mas que junta o útil ao agradável. Este projeto trata-se de um serviço de disponibilização de Wi-Fi gratuito que só funciona à sombra. “Capaz de suportar até 250 conexões simultâneas, a instalação comporta uma tecnologia pensada com a finalidade de produzir a maior sombra possível. Além disso, há um sensor que acompanha os movimentos do sol para que a antena possa direcionar o Wi-Fi apenas para os lugares com sombra.”

Este sistema foi implantado na Playa Agua Dulce, no Peru, e a ideia é expandi-lo para todo o lado.


Navegar na internet nunca fez tão bem à saúde!

E vocês, iriam para a sombra para poderem ter acesso gratuito à internet?

3 comentários:

  1. Olá Nuno! Claro que iria para a sombra para ter internet, só não sei por quanto tempo! :)
    Eu acho a ideia original e com tecnologia inovadora envolvida, mas acredito que a mensagem da prevenção do cancro da pele passaria melhor se disponibilizassem o wifi gratuito apenas nas horas de maior calor em que não se recomenda a exposição solar (das 12h às 16 por exemplo). Desse modo os banhistas seriam convidados a protegerem-se desse sol mais intenso, tendo como recompensa o acesso à internet gratuito. Caso contrário, acredito que as pessoas passarão pela sombra apenas spot wifi, como quem vai ao bar da praia, ficarão alguns minutos ou horas e depois voltarão para a sua toalha, mesmo que isso coincida com uma hora não recomendada.
    Seria este o upgrade que eu sugeriria aos autores do projeto, acho que tornava o objetivo da proteção contra o cancro da pele mais eficaz (porque as pessoas efetivamente procurariam a sombra nas horas de maior perigo) e passaria melhor a mensagem aos utilizadores (estão a usufruir da internet e ao mesmo tempo a protegerem-se). Concordam comigo?

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais obrigado pela opinião! Sim, faz sentido. As pessoas (ou pelo menos parte delas) vai à praia para apanhar sol e, por isso, a visita à sombra, ainda que com o benefício de ter internet gratuita, seria curta. Contudo, pode ser que as pessoas quando vão aqueles minutinhos "como quem vai ao bar da praia" encontrem algo interessante na internet e as entretenha por mais algum tempo na sombra. Ou, por outro lado, porque não criar algo que as fase entreter? Um jogo ou uma app que as faça permanecer mais tempo à sombra e, assim, protegerem-se do sol que é tão perigoso. Quem sabe os autores da ideia não estão a ler isto e não aproveitem estas ideias todas (sonhar não custa)!!

    ResponderEliminar
  3. Isto é que é usar o maior interesse da geração de hoje em dia em sua protecção.
    Já houveram diversas campanhas de alerta para todos os tipos de cancro, mas esta é sem dúvida das mais eficazes que já vi em termos de captar a atenção de cada individuo. Cada vez mais este tipo de campanhas se tornam essenciais, pois parece que as pessoas só se preocupam com os cuidados recomendáveis quando algo grave acontece.
    Por isso, todas as campanhas que envolvam a consciencialização dos cuidados a ter ou que o façam de maneira original e divertida como esta, são bem-vindas.
    Concordo com a Andreia, a disponibilização do wifi nas horas mais perigosas (11h30 - 16h30) tornava o propósito da ação mais eficaz. A ideia do Nuno de um jogo, por exemplo, também completava bem esse objectivo. Algo como o "Perguntados" (viciante) em que os usuários pudessem jogar com as pessoas que estão na mesma área.
    Era definitivamente algo a implementar nas praias portuguesas :)

    ResponderEliminar