segunda-feira, 15 de junho de 2015

A vida sem dinheiro...físico

A noticia já tem 1 mês, mas como ninguém falou no assunto decidi pegar eu nele.



A Dinamarca quer ser o primeiro país do mundo a acabar com o dinheiro físico. Podem ler a noticia aqui.

Esta medida pretende além de "eliminar custos administrativos e financeiros consideráveis", também acabar ou pelo menos tentar com o mercado negro, visto que o dinheiro electrónico é muito mais fácil de controlar, de saber suas origem e destino e saber o motivo pelo qual foi transaccionado e é uma medida que "irá economizar dinheiro às empresas, em segurança e em tempo, na gestão dos seus recursos".

Mas com esta questão, também se levantam outros problemas, como por exemplo o direito de cada cidadão "normal" fazer o que quer com o seu dinheiro e o guardar onde e como quiser, sem que ninguém tenha nada a ver com isso.

E há ainda a questão das fraudes relacionadas com os pagamentos electrónicos e também com a ainda alguma desconfiança das pessoas em tratar dos assuntos económicos online.
Mas aqui também seria preciso tomar medidas adicionais necessárias para evitar a fraude e as tentativas disso, através de um melhoramento nas redes de segurança que tratam dos sistemas bancários.

Também há quem veja isto como uma oportunidade para o aumento do comércio online, visto que as pessoas já não usariam o dinheiro físico e não, como tal ajudaria a acabar com a premissa da troca por troca, ou seja do dinheiro pelo produto.


E vocês que acham? Acreditam que podemos viver num mundo sem o dinheiro físico e só utilizarmos os nossos cartões multibanco para todas as movimentações de dinheiro que fazemos?

2 comentários:

  1. Acho que caminhamos cada vez mais para esta situação da não existência de dinheiro físico. Neste momento o maior entrave é provavelmente o elevado número de idosos que existem, que ainda não estão familiarizados com o assunto e, tal como disseste, têm alguma desconfiança em tratar de dinheiro online, porque ainda consideram pouco seguro. Mas com o avançar dos anos, em que a geração atual serão os "velhos" do futuro e já estarão habituados a esta situação, possivelmente podemos chegar a essa situação extrema da não existência de dinheiro físico.
    Contudo, convém referir também outra situação: a do comércio ilegal, que com a não existência de dinheiro físico se tornaria quase impossível, ou possível mas com elevado controlo e facilidade de detecção. O que, por um lado, pode ser bom para as entidades governantes (diminui a fuga ao fisco, por exemplo), mas, por outro, existirão sempre os "lobbyes" que não permitirão que esta situação extrema se verifique.
    Vamos esperar para ver!

    ResponderEliminar
  2. Tal como referiste, existem vantagens e desvantagens para ambas as formas. No entanto, os consumidores atuais gostam de deter a possibilidade de escolher, isto é, valorizam o facto de existiram várias possibilidades para efetuar uma compra ou adquirir um serviço, mas não gostam de se sentir privados na totalidade face a um meio. Como tal, apesar dos inúmeros benefícios que os pagamentos online têm, ainda existe alguma oposição à via eletrónica por parte do público-alvo mais antigo. Além disto, o facto de serem transações registadas, também não é do agrado do público-alvo em geral uma vez que condiciona a sua privacidade. Deste modo, é importante que a Dinamarca tenha em conta a eventual aversão a esta medida que pode comprometer a sua implementação.
    Assim, do meu ponto de vista, apesar de a utilização de cartões multibanco ser cada vez mais frequente, acho que ainda é relativamente cedo para se limitar os pagamentos só a este meio.

    ResponderEliminar