segunda-feira, 1 de junho de 2015

Quebrar tabus está na moda!

Estando os consumidores saturados de publicidade, é necessário criar novas estratégias para marcar a diferença e captar a atenção dos mesmos. Uma dessas estratégias consta em abordar situações relativamente controversas, criando anúncios publicitários cada vez mais inclusivos e quebrando tabus!

É o que podemos verificar em recentes ações de marketing de algumas marcas, como o caso do Boticário, que, no Brasil, aproveitou a ocasião do dia dos namorados (a celebrar-se no próximo dia 12 de junho), para apresentar um anúncio publicitário com diferentes pessoas a prepararem-se, individualmente para um encontro. Inicialmente fica a ideia de que a reunião será entre duas pessoas de sexos diferentes, mas logo se percebe que ocorrem encontros com diversos tipos de casais (heterossexuais e homossexuais).

A Coca-Cola lançou também recentemente um anúncio publicitário sobre a “Felicidade”, tema já abordado aqui no blog, que incluía casais homossexuais com crianças adotadas.

A Magnum foi um pouco mais longe, sendo a sua mais recente publicidade, com o slogan “Be True to Your Pleasure”, protagonizada por drag queens e transexuais, onde são defendidos valores como a espontaneidade e alegria em mostrar a identidade de cada um. Foi lançada há 15 dias e já apresenta mais de 1,3 milhões de visualizações.


A irreverência deste tipo de ações, cada vez mais comuns, dá certamente que falar, estando pelo menos o WOM (para bem ou para o mal) garantido! Mas acham que é a melhor forma de cativar os consumidores? E serão só as grandes marcas que se podem dar ao luxo de ser ousadas e de arriscar criar ações de marketing como estas? Ou acham que as marcas menos conhecidas também deverão utilizar este tipo de estratégia para tentar ganhar maior visibilidade e, possivelmente, notoriedade?

3 comentários:

  1. Sem necessidade de comentários ao anúncio da Coca Cola que é genial (como todos os que já nos habituaram), acho que cada vez mais as marcas devem ir além do "standard" do casal homem-mulher nos seus anúncios. O mundo é cada vez mais um sítio desenvolvido, onde os preconceitos estão cada vez mais (ainda não o suficiente) dissipados. Assim, não faz sentido as marcas usarem sempre o cliché do homem-mulher. Chamas-lhe "irreverência", ok, se calhar ainda o é, porque ainda é algo bastante raro usarem casais do mesmo género em anúncios publicitários, contudo acho que faz todo o sentido as marcas continuarem a apostar neste tipo de anúncios, porque afinal de contas os seus produtos não são apenas para os heterossexuais. Comentando o anúncio da Magnum, acho que faz todo o sentido tendo em conta o lema da campanha "Be True To Your Pleasure".

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  2. Na minha opinião, é cada vez mais importante a marcas terem este tipo de iniciativas, num mundo moderno e em constante evolução, onde o tabus vão sendo desmistificados. Os preconceitos devem ser postos de lado, e este tipo de anúncios cria um impacto muito maior do que os anúncios, ditos 'banais'. Pessoalmente preferi o anúncio da Magnum, pois, acho que chama mesmo à atenção e cativa imenso o público. Respondendo à tua pergunta, penso que tanto marcas com elevada reputação, como marcas ainda de pequena dimensão, devem responder a estas necessidades dos consumidores , e a meu ver faz sentido em ambos os tipos de marcas. O importante é mesmo não criar rótulos.

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  3. No Brasil, já estão a surgir reações a estas campanhas. Grupos evangélicos estão a promover ações de boicote ao vídeo e à marca. No Youtube, as pessoas estão a clicar em 'dislike' para demonstrar o seu descontentamento com a Boticário. É realmente difícil conseguir agradar a toda a gente, no entanto a Boticário parece estar a responder à altura.
    Nesta página - http://nadaerrado.com.br/o-boticario-sofre-boicote-e-responde-com-posicionamento-firme/, onde podem ver um comentário por parte da Boticário a um comentário menos positivo.
    No entanto verifiquei na página do Facebook da Boticário e não encontrei nenhuma resposta por parte da empresa em relação aos comentários. Segundo a notícia estava a contar encontrar maior feedback por parte da empresa.

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