quinta-feira, 11 de junho de 2015

Uma experiência de pagamento diferente

Zapper é uma aplicação móvel que permite efetuar pagamentos no dia-a-dia e também comércio eletrónico. Desde táxis a restaurantes, contas pessoais ou mesmo doações a Zapper permite uma experiência de pagamento simples, rápida e segura. A aplicação funciona através de códigos QR, onde basta fazer o download da aplicação e fazer o scan do código sem qualquer tipo de login ou registo aborrecido. Esta alternativa ao pagamento habitual está a crescer em diversas partes do mundo como EUA, Austrália, UK e outros países da Europa como Suécia, França entre poucos outros.
Neste momento, os serviços que podem adaptar esta possibilidade de pagamento são essencialmente no comércio eletrónico, táxis e restaurantes. No entanto a ideia continua a ser desenvolvida não só a nível geográfico mas também a nível de serviços considerando um próximo passo os hotéis!
A aplicação não só facilita a ação do comprador como a do prestador do serviço, visto que a própria ação do pagamento é mais atrativa.
No entanto, Zapper não é apenas uma forma de pagamento. Por exemplo, um restaurante pode “Criar a sua tribo” ou seja os clientes ao pagar usando a Zapper podem ficar a pertencer aquela tribo de clientes que futuramente serão reconhecidos através da oferta de vouchers atrativos e promoções como forma de agradecimento à sua lealdade.
Zapper empowers you” é outra das mensagens da marca. No mesmo caso dos restaurantes, o cliente para além de inicialmente poder escolher o restaurante através da aplicação, não tem que esperar pelo funcionário para poder pagar a sua refeição e pode fazê-lo em poucos segundos de uma forma segura. E se estivesse com amigos?! Também não complica pois existe a ferramenta de repartição da conta por todos.



Todos os movimentos do Zapper encontram-se de forma clara na aplicação, correspondendo à transparência e ao painel amigável que o consumidor aprecia.
Na minha opinião a chegada da aplicação a Portugal seria um grande desafio para os portugueses. E na vossa opinião, quais seriam as dificuldades para a Zapper operar em Portugal? 

2 comentários:

  1. À primeira vista a Zapper parece realmente interessante e útil. Aplicações como esta simplificam o processo de pagamento, o que permite poupar tempo aos seus utilizadores. Tendo em conta que o tempo é um recurso considerado cada vez mais escasso, qualquer tentativa de o rentabilizar será valorizada. As opções de empowerment ao utilizador e criação da “comunidade Zapper” são sem dúvida atrativas para os millenials, que prezam a simplicidade e funcionalidade deste género de aplicações.
    No entanto, e tal como referes concordo que a chegada da Zapper a Portugal traria bastantes desafios, uma vez que os portugueses são em grande parte resistentes à mudança. Na minha opinião a recetividade dos millenials seria positiva, o mesmo podendo não acontecer com as gerações anteriores. Resta, por isso, esperar que a Zapper esteja disponível no nosso país para confirmar estas opiniões.

    ResponderEliminar
  2. Exatamente, Acredito que vá ser bastante complicado uma aceitação genérica da Zapper em Portugal. Mesmo as normais compras online ainda não conquistaram totalmente parte dos portugueses, uma aplicação para se "intrometer" nos nossos pagamentos não iria ser nada fácil para integrar nos nossos costumes! Mas parece mesmo que temos que esperar, e bastante pois a Zapper ainda se está a desenvolver em países como a Alemanha, penso que demorará bastante a cá chegar, mas nunca se sabe ;)

    ResponderEliminar