quinta-feira, 11 de junho de 2015

A App que hidrata - HidrateMe

Já é certo e sabido que a Web está presente nos mais variados momentos das nossas vidas. É também sabido que existem Apps para tudo e mais alguma coisa e que, algumas, funcionam como extensões de produtos (ou vice versa).


E que tal uma App e uma Garrafa que nos mantém hidratados?
 
Pois é, já existe!!!
 
A HidrateMe é uma garrafa de água inteligente que conecta diretamente ao smartphone, por via de uma App que controla a ingestão diária de água.



Como funciona? 


O produto

 



Trata-se de uma moderna garrafa de água reutilizável (plástico) que contém um pequeno sensor capaz de controlar a quantidade de água que vai sendo ingerida e que, automaticamente, envia essa mesma informação para a App. Sempre que é identificada a necessidade de ingestão de água, a garrafa brilha para avisar o consumidor que está na hora de se hidratar. 


A App



A App surge como uma extensão do produto, uma forma de controlar a ingestão de água e armazenar toda a informação. Inicialmente, a App coloca algumas questões como peso, altura, idade, etc., para que possa calcular a quantidade de água a ser ingerida por cada indivíduo. Trata-se de uma aplicação user friendly que para além de calcular a quantidade de água a ser ingerida e interagir com o produto, permite igualmente armazenar toda a informação para que o consumidor possa ter uma análise de todo o progresso que tem feito e as metas atingidas. Usando a localização a App consegue, também, ajustar a hidratação diária às condições locais (temperatura, humidade, etc.).
 

O projecto



Será que podemos dizer que este produto é “produto” do crescimento da Web e do desenvolvimento das aplicações? Acho que sim!
O aparecimento deste tipo de produtos é cada vez mais habitual, todos os dias a oferta aumenta e a interatividade desta também. Há uma personalização não só da comunicação, como temos visto nas aulas, mas também dos produtos que são lançados no mercado. Apesar das características físicas do produto não serem personalizáveis, a sua vertente funcional é one-to-one e completamente ajustada a cada consumidor.
 
Optei mais uma vez por falar de um projeto inovador que conta com o crowdfunding para o seu lançamento, mas este ainda se encontra neste processo pelo que podem ajudar esta ideia a lançar-se e adquirirem a vossa HidrateMe através da plataforma Kickstarter!
 
Saudações Digitais!

1 comentário:

  1. Fiquei entusiasmadíssima com esta waterbottle/app! A garrafa junta design a funcionalidade e com a crescente preocupação com a saúde e o exercício, este projeto é criado no momento certo, e no contexto certo! Acho sinceramente que este é o melhor futuro que podemos esperar da tecnologia: a melhoria efetiva do bem-estar dos consumidores através da personalização e individualização do que realmente lhes interessa, como a saúde, seja através da monitorização de hábitos saudáveis, seja pela motivação e acompanhamento do seu estilo de vida. Não tarda nada, haverão aplicações a medir as calorias ingeridas e gastas diariamente, bem como a evolução da temperatura corporal, a massa gorda, o colesterol e o ritmo cardíaco etc. (se é que já não existem). Se a evolução tecnológica continuar a crescer a este ritmo, não estará longe a perda de poder e importância das farmácias e até dos próprios hospitais, perante esta capacidade que a tecnologia terá de individualizar e personalizar a análise da saúde do consumidor. Inovador e criativo, este projeto tem a meu ver todos os ingredientes para ser um sucesso!

    ResponderEliminar