quinta-feira, 3 de março de 2016

Os 3Ps da Geração Millennials

A nova geração designada geração Millennials, geração Y ou geração da Internet representa uma geração com características muito peculiares e exigências cada vez maiores. De forma muito breve, podemos caracterizá-la como sendo uma geração totalmente online, em que a partilha de experiências, troca de impressões, comparações, aconselhamento, criação, e divulgação de conteúdos é uma necessidade constante. O uso de aparelhos de tecnologia, como smartphones, e a Internet fazem parte do seu quotidiano, tornando-os mais informados, exigentes e com maior peso na tomada de decisões de compra.
Em consequência, surgem novas ideias e abordagens por parte das empresas de forma a conseguirem posicionar-se perante este novo tipo de consumidores.
O meu foco vai para um artigo, escrito por Stephan Loerke, CEO da Federação Mundial de Anunciantes, que poderá ser lido na revista Marketeer de fevereiro de 2016.
     Stephan Loerke considera que, devido essencialmente às novas características dos Millennials bem como da crescente globalização, é pertinente acrescentar novos P’s ao marketing, sendo eles: Propósito, Princípios e Participação. O gestor defende que os indivíduos nascidos entre 1980 e 2000 é mais informada e exigente, mais desapegada das marcas e dispõem de uma série de ferramentas sociais para se fazer ouvir. O modelo de comunicação é bidirecional, obrigando as marcas a revestirem-se de novas valências (Marketeer, fevereiro 2016).
           Nos dias de hoje cada vez se dá mais valor ao propósito do que propriamente ao produto, tornando-se assim fundamental para as empresas encontrarem soluções para ligarem os seus produtos a determinadas causas ou necessidades (diria, crescentes e mais exigentes deste novo tipo de consumidores); o que a marca defende e por quais valores se rege torna-se, também, cada vez mais essencial. Desta forma, os seus princípios, aliados possivelmente a uma cultura de valores e normas sociais respeitadas, são fundamentais para a prosperidade de todas as Organizações. Por fim, e para mim, o P mais evidente e usado nos dias de hoje, a participação. Começa a ser uma verdade universal que a participação dos consumidores em qualquer tipo de campanha ou evento da marca torna-se muito mais eficaz que qualquer outro tipo de promoções (fazendo com que possa haver alterações significativas no marketing mix praticado pelas empresas, nomeadamente na comunicação e promoção). 
         Em jeito de conclusão deixo em aberto: para onde caminhamos? Haverá um retrocesso deste novo tipo de consumidor ou, pelo contrário, as exigências serão cada vez maiores e novas necessidades surgirão?


Fonte: Revista Marketeer, Fevereiro 2016

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