terça-feira, 17 de maio de 2016

A easyJet lança ténis inteligentes que substituem mapas

“Estar sempre um passo à frente no que diz respeito à tecnologia”, é assim que Peter Duffy, director de Marketing da easyJet se refere às Sneakairs, um exemplo claro da constante inovação tecnológica desenvolvida por esta companhia aérea.


Os Sneakairs – cor-de-laranja como a marca da companhia aérea “low-costs” - são uns ténis inteligentes que estão a ser testados e que permite aos viajantes explorar um destino sem se perderem. O protótipo de smart shoes utiliza uma ligação Bluetooh, uma aplicação que utilizada o GPS do telemóvel para mostrar a localização actual do utilizados e ainda pequenos sensores de vibração dentro dos ténis, sendo a base de dados dos mapas o Google Maps. Por exemplo, se no seguimento da rota foi necessário mudar de direcção à esquerda, o sapato esquerdo vai vibrar; se ambos vibrarem duas vezes, significa que passaste o teu destino.

Para quem costuma regularmente fazer viagens sabe perfeitamente o tempo que é investido com mapas em papel ou com guias constantemente abertos no smartphone para conseguir chegar até ao seu destino escolhido.

Este é um protótipo que faz parte do projecto alargado “Barcelona Street Project”.


Ainda não há qualquer previsão de quando estes ténis começarão a ser vendidos uma vez que a única versão disponível actualmente se trata de um protótipo. No entanto, sabe-se que os Sneakairs poderão vir a ser vendidos a bordo dos aviões da easyJet, embora ainda sem valores definidos.

“Porque viajar não é só ir e voltar, é apreciar todos os momentos”. E vocês, confiavam as vossas escassas horas numa cidade nova a estes smart shoes?

Fonte: Marketeer

4 comentários:

  1. Acho uma ideia super interessante, finalmente vamos poder apreciar as cidades que visitamos no seu todo, sem termos de estar colados ao papel ou ao telemóvel. A easyjet é uma empresa que consegue surpreender-nos cada vez mais, estando atenta a todas as necessidades desta nova geração, uma geração que cada vez mais aprecia o turismo e que não quer perder tempo. Resta saber se também estas sapatilhas serão low-cost..

    ResponderEliminar
  2. Bom post Filipa. Boa ideia e de aplicação prática em muitas situações - crianças, pessoas com limitações ou dificuldade de orientação, etc.... Cá por mim, haja tempo e dinheiro, quanto mais me perder nas férias, melhor!

    ResponderEliminar
  3. Uns ténis inteligentes que nos indicam que caminho seguir para chegar ao destino pretendido é um projecto que se for bem testado e bem desenvolvido pode ter “pernas para andar”.
    Não há dúvida que as empresas têm de estar atentas e ter uma escuta activa dos seus potenciais clientes (cada vez mais exigentes!) só assim surgem ideias inovadoras como esta.
    Estamos na presença de um wereable desenvolvido pela easyJet que vai no mínimo despertar a curiosidade de muitos apaixonados por turismo e gerar experiências divertidas e inesperadas mesmo ainda na fase piloto.

    ResponderEliminar
  4. De facto, pessoalmente, considerei esta ideia super interessante e inovadora por parte da EasyJet. Embora ainda estejamos numa fase piloto de experimentação dos ténis inteligentes, acredito que seja uma projecto com "pernas para andar". Já se fala que o futuro passará por vender chips que poderemos nós próprios colocar nos nossos ténis/sapatos, em vez do uso dos ténis da marca Easyjet. Vamos aguardar, principalmente para saber se os preços também serão low-cost!

    ResponderEliminar