domingo, 22 de maio de 2016

Com estes novos phones terá um tradutor universal automático

O projeto Pilot da Waverly Labs criou phones que se propõem a traduzir o discurso automaticamente. Conta o The Next Web que mesmo, que duas pessoas falem idiomas completamente diferentes, o Pilot é capaz de traduzir no momento todo o discurso. Por exemplo, se um falante de inglês e um de francês estiverem a interagir nas suas línguas-maternas não têm de mudar para outro idioma, com o Pilot a ser capaz de traduzir do francês para o inglês e do inglês para o francês.


Os phones do Pilot funcionam em conjunto com uma aplicação própria, o que leva a crer que é o software do smartphone que faz a tradução e envia a informação para os dois recetores. O Pilot ainda não está disponível no mercado, tendo ainda de ser bem-sucedido na campanha de crowdfunding a chegar ao Indiegogo no dia 25 de maio. É esperado que os Pilot cheguem às lojas com um preço entre os 221 e os 266 euros mas já foi confirmado que quem ajudar a financiar o projeto terá direito a um desconto substancial.

Pese embora as gerações cada vez mais preparadas ou pelo menos mais conscientes que encontramos nos dias de hoje no que aos conhecimentos linguísticos diz respeito, parece-me que o contexto global em que vivemos, pede e potencia o aparecimento deste tipo de funcionalidades, como meios facilitadores para a interação humana à escala global. Numa altura em que a tecnologia parece resolver todos os nossos problemas... O que poderá vir a seguir?

Fonte: Notícias ao Minuto

1 comentário:

  1. Um produto que propõe algo que julgava alcançável apenas num futuro distante! Questiono-me acerca da eficácia e eficiência do produto, já que as ferramentas automáticas de tradução costumam apresentar problemas com os quais todos estamos familiarizados.
    No entanto, se realmente for um produto de qualidade, representa um grande passo em frente na comunicação e uma vitória para a tecnologia!

    ResponderEliminar