sábado, 11 de junho de 2016

2016 Social Media Trends

Foram recentemente disponibilizados pela Social Media Examiner, os dados relativos às tendências de social media para o ano de 2016.
Neste artigo do site marketingportugal são apresentados e analisados alguns dos dados mais relevantes desse estudo.

Assim, no gráfico abaixo representado,podemos constatar que o Facebook é a rede social mais utilizada pelos profissionais de marketing, quer no segmento B2B(88%) quer no segmento B2C (96%), sendo seguido de relativamente perto pelo Twitter e pelo Linkedin, este último nomeadamente no segmento B2B.


Aliás, no segmento B2B, o Linkedin é mesmo considerada a plataforma mais importante(40% das preferências contra 37% do Facebook),  o que pode perspectivar uma ultrapassagem a breve prazo sobre o Facebook no que respeita à sua utilização. Em relação ao segmento B2C e ao contacto mais direto com os consumidores o Facebook é, sem grande surpresa, considerado o mais importante, ainda por larga margem.


Em relação à Paid Social Media, ou seja, a anúncios publicitários pagos de modo a gerar exposição, a posição de liderança do Facebook é ainda mais destacada.Tal facto não surpreende, uma vez que o Facebook, com cerca de 1.55 mil milhões de utilizadores ativos mensais(dados de 2015), na sua condição de rede social mais utilizada, é a plataforma que proporciona um maior alcance a esses anúncios.


Quanto à utilização do Snapchat (que conseguiu já ultrapassar o Instagram entre o público jovem e segundo dados de Abril de 2016 é a 2ª rede social em termos de tempo de uso nos Estados Unidos), verifica-se que 74% dos marketeers não planeiam utilizá-lo, embora cerca de 16% tenham intenção de aumentar o seu uso, contra apenas 7% em 2015. Assim, como é mencionado no artigo, o Snapchat apresenta uma boa oportunidade de diferenciação.



Será curioso verificar se os dados de 2017 confirmam ou não as tendências verificadas em 2016.

2 comentários:

  1. O facebook tem vindo a ser utilizado cada vez mais por todo o tipo de empresas como um meio publicitário. Na minha opinião, o uso pessoal do facebook tem vindo a diminuir, aliás como já tem vindo a ser referido diversas vezes neste blogue. Há algum tempo que os utilizadores têm vindo a substituir o facebook pelo instagram que, também, já tem vindo a ser criticado por diversas pessoas devido à alteração do time-line (as fotografias e vídeos não seguem a ordem cronológica) e tem vindo a ser "invadido" por publicidade paga (patrocinada). Tal como tive oportunidade de referir num post meu anterior, talvez, de facto, o Snapchat seja a nova rede social mais popular entre as camadas mais jovens vindo a substituir tanto o facebook como o instagram.

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  2. Eu julgo que o Facebook tem vindo a perder alguma atratividade para os utilizadores, que têm "migrado" para outras redes sociais talvez menos invasivas e mais autênticas. Previsivelmente, as empresas acabam por seguir os utilizadores, uma vez que procuram chegar ao maior número possível, aumentado o alcance da sua mensagem. É interessante verificar que o Snapchat tem experimentado um crescimento bastante interessante. Apesar de não ter o mesmo número de utilizadores que o Facebook e Instagram, os seus utilizadores passam mais tempo nesta plataforma, demonstrando, assim, um nível de comprometimento elevado. Não é, portanto, de estranhar que algumas empresas/marcas, como a CNN, National Geographic, People e MTV, tenham disponíveis canais bastante interativos, que transmitem conteúdo de uma forma bastante original e apelativa.

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