domingo, 12 de junho de 2016

GoodAfter vende produtos fora do prazo recomendado

O primeiro supermercado português que tem como missão o combate ao desperdício não tem a forma de um supermercado tradicional. O GoodAfter vive numa plataforma online que vende exclusivamente produtos que estão perto ou que já ultrapassaram a data de validade recomendada.

No catálogo de artigos disponíveis encontram-se maioritariamente produtos alimentares, como sumos, bolachas, gomas, massa e farinha, mas também produtos não-alimentares, incluindo luvas para limpeza, sacos, detergente, sabonete e creme de barbear. Mas, estando fora do prazo recomendado, serão seguros? Chantal de Gispert, co-fundadora do GoodAfter, garante que sim: «Todos os dias são desperdiçados milhares de produtos que poderiam ser consumidos, sem que a segurança alimentar seja posta em causa.»

É que estar fora, ou perto, do prazo preferencial de consumo não é o mesmo que estar fora de validade. O GoodAfter comercializa apenas produtos cuja segurança e propriedades não são colocadas em causa quando atingida a data indicada na embalagem.



Ao vender os produtos nesta etapa da sua vida, o supermercado online consegue oferecer descontos de até 70% aos consumidores. Como resultado, não só os portugueses conseguem poupar nas suas compras como também o ambiente é poupado, ao reduzir o desperdício.

A plataforma, que também vai estar disponível no mercado espanhol, garante entregas em Portugal Continental no dia útil seguinte ao da realização do pedido, desde que a encomenda seja efectuada antes das 13h. Os consumidores espanhóis recebem as suas encomendas no prazo de dois dias úteis.

Penso que o primeiro grande obstáculo será garantir a confiança do consumidor, pois este é um paradigma totalmente novo para ele. Mas passada essa etapa tem tudo para ter sucesso. O facto de ser online e de ser bastante mais barato pode permitir alavancar a empresa nesta fase inicial de forma relativamente acessível. 

Fonte: Marketeer

2 comentários:

  1. Apesar de ser uma ideia interessante, existem alguns pontos fracos com que a marca tem que se preocupar: o e-commerce de produtos alimentares nem sempre é fácil, com a agravante de que os produtos estarão perto do prazo recomendado. Veremos como a marca conseguirá ultrapassar estas adversidades, qual será a sua forma de comunicação e quais as ferramentas que irá utilizar para aumentar a sua notoriedade e a confiança da marca.

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  2. Parece-me uma ideia inovadora com um conceito que apesar de ser polémico, uma vez que fala no prazo de validade dos produtos referidos, pode ser também um novo começo para uma redução do desperdício, que é um tema bastante sensível na sociedade em que vivemos. O facto de ser online facilita a aquisição por parte dos consumidores, pois não têm que se deslocar, o que é um fator positivo, podendo levar as pessoas a experimentarem. A validade não quer dizer que o produto já não pode ser consumido, mas sim que já não é recomendado pelo produtor, se as pessoas quiserem um produto para consumir de imediato, porque não optar pela Good after?!

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