quinta-feira, 9 de junho de 2016

Utilizadores estão a ficar fartos do Facebook e Instagram

Uma pesquisa realizada em 9 países pela SimilarWeb comparou os dados de utilização de apps de redes sociais em smartphones Android nos três primeiros meses de 2016 com o mesmo período do ano passado e concluiu que as pessoas estão a passar menos tempo nessas aplicações. Foram quatros as aplicações analisadas: Facebook, Instagram, Twitter e Snapchat.

O estudo mostra que o tempo despendidos nas apps de redes sociais diminuiu de um ano para o outro. A rede social que teve uma queda mais acentuada foi o Instagram que teve uma diminuição de quase 24%. Segue-se o Twitter com uma queda de 23% e o Snapchat com uma diminuição de quase 16%. O Facebook foi o que registou uma menor queda, tendo sido de 8%.




Dentro das quatro apps analisadas, o estudo constatou que o Twitter é a rede social em que os utilizadores gastam menos tempo. 

São poucos os casos em que o tempo gasto nestas apps aumentou, um desses casos é o da Espanha na utilização do Facebook.  



São várias as razões que estão na origem desta diminuição. Entre elas o aparecimento de novas aplicações, como o Periscope e o Telegram, que têm captado a atenção dos utilizadores.

Outra das razões é a popularidade crescente das aplicações de trocas de mensagens como o Whatsapp, que são cada vez mais utilizadas.

Portugal não está incluído no estudo, mas será que a tendência tem sido a mesma?

Fonte: TVI24

5 comentários:

  1. Curioso que a Espanha desceu no Instagram!
    Será que a tradicional análise de ciclo de vida se vai confirmar mais uma vez? A seguir à fase de (forte) crescimento...

    ResponderEliminar
  2. Sim, em relação ao Instagram todos os países desceram e mesmo no Facebook só a Alemanha é que manteve o nível do ano passado.Mesmo assim a Espanha continua a ter a liderança no que respeita a tempo gasto no Instagram.
    Pessoalmente não me admira que o Instagram tenha uma queda mais acentuada, é uma rede social mais recente e não consolidada como o Facebook, é mais uma "moda" com tendência a ir perdendo alguma popularidade.Os próprios Periscope e Telegram provavelmente irão ter evolução semelhante e daí não é de admirar que retirem mais "quota" ao Instagram que ao Facebook.
    Já o Facebook poderá manter-se durante mais tempo na fase de maturidade, apesar do decréscimo que teve mas que não foi substancial.

    ResponderEliminar
  3. O estudo/pesquisa vem mostrar que a população gosta de coisas diferentes e inovadoras. É caso para dizer que as equipas de desenvolvimento das apps têm que saber o que a população quer hoje e prever o que vai querer amanhã. E não se podem esquecer que estamos na Era da Gratuitidade!

    ResponderEliminar
  4. Um estudo vale por si. A rede social Facebook irá modificar-se nos próximos anos. Não faria sentido o Mark Zuckberg ter investido recentemente biliões de dólares numa tecnologia chamada de Oculus Rift, que permitirá combinar a realidade virtual com a realidade aumentada, através do uso de óculos por parte dos utilizadores.

    ResponderEliminar
  5. Talvez um motivo que leve os utilizadores a despender menos tempo nas redes sociais se deva à crescente publicidade nelas presente. Segundo estudos recentes, apesar de dois terços dos adultos americanos utilizarem, pelo menos, uma rede social, não estão interessados em realizar negócios através deste meio.

    ResponderEliminar