segunda-feira, 27 de março de 2017

The power of Social Media

Como mencionou Amy Jo Martin, “Social media is the ultimate equalizer. It gives a voice and a platform to anyone willing to engage."
O Social Media Marketing pode, neste sentido, ser definido como um processo de Marketing através de websites e aplicações como Facebook, Twitter, Youtube, etc., utilizando e tirando partido do lado mais social da internet. É capaz de conectar e interagir a um nível muito mais personalizado e dinâmico do que o Marketing tradicional.
Uma estratégia de Social Media Marketing pode ser algo tão simples como uma empresa ter uma conta no Twitter e um blogue e adicionar hashtags como "Tweet This" no final dos artigos. Pode também ser algo mais complexo como ter uma campanha que envolva blogs, integração de redes sociais, social networking e vídeos virais através do Youtube.

Concretamente, é possível subdividir o scope do social media em duas vertentes: as redes horizontais e as redes verticais.

As redes horizontais estão centradas apenas em conectar pessoas, ou seja, consiste em estar presente numa rede onde tem amigos e exibir para outros essa mesma rede de amigos. É o chamado efeito “bola de neve”. Estas redes são um pouco de tudo numa só rede, cada utilizador partilha para todos e todos partilham com todos no mesmo local. Dividem gostos e opiniões sobre diversos assuntos e o seu  objetivo redes é crescer o máximo em todo o mundo.

Exemplos: Facebook, Twitter, LinkedIn

No caso das redes verticais, estas estão centradas num nicho de mercado. Os utilizadores ligam-se com a finalidade de debater um determinado assunto ou tema de interesse comum. Partilham interesses, gostos, opiniões pelo tema em comum pelo qual têm uma certa “paixão”. Diz-se rede vertical porque todos os utilizadores estão interessados no tema central da comunidade em questão, ao contrário das redes generalistas ou horizontais que apenas visam o registo de utilizadores em massa seja qual for o seu interesse.

Exemplos: TripAdvisor, Behance, Doximity


Para selecionar a rede social que melhor se adequa aos objetivos da empresa, é obrigatório obter resposta para as seguintes questões. Isto, é antes de selecionar the right social media, é necessário garantir que as seguintes perguntas têm uma resposta definida.
ü  Quais são os nossos objetivos ao integrar aquela rede?
ü  Qual o nosso público alvo? Existe na rede que ponderamos?
ü  Temos meios, tempo e recursos para produzir conteúdo periódico para a rede em causa?
ü  Faz sentido para o negócio?
ü  Qual é o meu orçamento?
ü  Temos um plano de Marketing Digital e Comunicação definido?
ü  Que métricas vamos utilizar para medir o nosso sucesso? (alcance, envolvimento, aquisição)
ü  Comunicamos para B2B ou B2C?

Por fim, todas as estratégias devem ser mensuráveis e por isso controláveis. No caso do social media, para medir os resultados de uma campanha de social media (Social Media ROI), devem ser tidos em conta os seguintes indicadores:

ü  Alcance: quantos mais fãs, seguidores, membros, etc., existirem em cada plataforma maior será o ROI para uma campanha ou promoção.
ü  Tráfego: levar visitas até ao website corporativo ou outro URL onde as conversões aconteçam é um dos principais objetivos de qualquer plano de Social Media.
ü  Leads: rácio de leads que provém de cada referência (site, blogue, outras plataformas de social media).
ü  Taxa de conversão: medir número de leads provenientes do social media que se converteram em clientes.
ü  Visitantes recorrentes: medir a percentagem de visitantes por rede social indica o que está a resultar e o que não está.



Fontes:

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