domingo, 2 de abril de 2017

Entrar a vencer antes do apito inicial

Olá a todos! Antes de mais, queria alertar que este post não se vai tratar de uma mensagem de apoio, longe disso, apenas salientar uma atitude de fair-play num clássico futebolístico!

Num fim de semana que se previa de muito futebol e com um jogo escaldante no futebol português, o que por si só é motivo de discussão, polémica e confrontos (o que obviamente se confirmou), um dos protagonistas conseguiu entrar a vencer ainda antes do apito inicial, mas desta vez num local diferente, o Facebook.




Neste caso, o Benfica, no dia anterior ao jogo partilhou nas suas redes sociais mais uma das suas iniciativas da "Fundação Benfica": A Fundação Benfica desenvolve projectos integrados nos quais se destacam a intervenção precoce sobre os factores de exclusão. Nestas áreas, a Fundação tem como preocupação primordial a prevenção de comportamentos desviantes e a promoção do sucesso educativo de crianças e jovens enquanto factores determinantes de mobilidade social.

Com o lema "para não perdermos noção do que é importante" o Benfica conseguiu incorporar várias mensagens no mesmo vídeo, o sucesso escolar dos mais jovens, o sonho de conhecerem os seus ídolos futebolísticos, a boa relação que pode existir entre clubes rivais e por fim, que todas as crianças têm direito à educação independentemente da cor, crença ou clube.

Obviamente que esta mensagem poderia ter surgido noutra altura do ano, mas não deixa de ser curioso o timing que o Benfica utilizou de forma a tentar amenizar o clima entre as partes, conseguindo um alcance tremendo em menos de 48h, mais de 2milhões de visualizações (a título de comparação desde o início de 2017 nenhum vídeo teve um número de visualizações superior a 800mil) mais de 50mil partilhas, e uma reacção dos adeptos rivais bastante positiva.

Em suma, podemos constatar (mais uma vez) que esta crescente aposta no marketing digital já alcançou praticamente todas as esferas da sociedade, e os clubes de futebol não são excepção, sendo que é uma área onde os principais clubes têm crescido bastante conseguindo criar uma ligação muito mais afetiva com os adeptos.

2 comentários:

  1. Olá Miguel,

    Apesar de ser adepta do Sporting, achei louvável esta iniciativa do Benfica.
    É fundamental "Não perder noção do que é importante" e o Benfica conseguiu isso muito bem com esta iniciativa. As crianças são o futuro e, por isso, incutir mensagens como a importância do sucesso escolar e uma boa relação entre os pares, independentemente das preferências futebolísticas, é muito importante para o seu crescimento pois incute valores de companheirismo e aceitação.
    Gostei muito de ver camisolas de vários clubes no vídeo. Nota-se que o Benfica quis mostrar que o mais importante aqui é a lição que querem transmitir, clubes à parte.
    E claro, ligando isto à cadeira que é, de facto até os clubes de futebol já se "renderam" ao marketing digital porque sabem que atualmente é através dele que conseguem chegar aos seus adeptos, e neste caso, mesmo os que não o são.

    :)

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  2. Olá,
    Concordo com a Camila e também sou adepta do Sporting. Foi uma estratégia de Marketing muito bem planeada e conseguida- conseguiram transmitir a ideia de aceitarmos as diferenças, somos todos "amiguinhos" e publicaram no timing perfeito.
    Demonstraram que o Marketing da Fundação do Benfica é inteligente, apostam nas novas tecnologias e estão à frente dos outros clubes.

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