sexta-feira, 28 de abril de 2017

Jogo "Baleia Azul" - O pior lado da Internet

Hoje trago um assunto bastante sensível e preocupante. Confesso que duvidei se deveria fazer uma publicação sobre este tema devido à gravidade da situação mas como tem a ver com estas temáticas de redes sociais, internet e gaming, resolvi abordá-lo.

Como já devem ter ouvido falar, um jogo online e disponível nas redes sociais, que nasceu na Rússia e no Brasil, chamado ‘Baleia Azul’, está a incitar jovens à automutilação e ao suicídio. Já foram registados vários casos em que adolescentes terão posto fim à vida a mando dos administradores do jogo. A afinidade linguística faz com que muitos jovens portugueses já tenham contactado com o jogo. É precisamente por isso que trouxe este artigo, este jogo já chegou a Portugal e hoje foi notícia que uma jovem algarvia de 18 anos terá tentado o suicídio.Para quem não sabe, o jogo da "Baleia Azul" consiste no cumprimento de 50 tarefas, atribuídas por um "curador", que incluem a automutilação e culminam no suicídio.

Alguns dos desafios são:
- Se você está pronto para se tornar uma baleia escreva “SIM” em sua perna. Se não, corte-se muitas vezes “Castigue-se”.
- Desenhe uma foto de uma baleia azul na mão com uma navalha e enviar a foto para o curador.
- Faça algo doloroso, “machuque-se”, fique doente.
- Pendure-se novamente em um telhado alto, e apoie-se na borda com as pernas penduradas.
Sendo que o desafio 50, o último, é:
- Tire sua própria vida.

Todo o processo é vivido debaixo de intensa pressão psicológica, com ameaças até à família dos jovens, caso não cumpram algum dos desafios diários.O jornal brasileiro Globo teve acesso a uma mensagem recebida por um jovem de 22 anos: “Caso nos bloqueie ou nos ignore, mandaremos o seu número ao nosso chefe. Ele vai pegar nos seus dados e descobrirá o seu nome.”

Pessoalmente, não consigo compreender o que leva alguém a fazer este tipo de jogo nem o que leva a alguém a jogá-lo. Os adolescentes são o alvo deste jogo, pela sua vulnerabilidade e falta de noção da realidade que muitos têm, infelizmente. Devo dizer que este tipo de iniciativas me assustam e haver pessoas que se sujeitam a mutilações e a ficarem propositadamente doentes, é simplesmente macabro. O facto de eles serem ameaçados de que se pararem de jogar os “administradores” vão descobrir os seus dados, o seu nome, a sua família, é só o espelho de uma das consequências negativas do excesso de informação que temos na internet e na falta de privacidade que cada vez mais se verifica. Porque claro, "não há bela sem senão" e muitas das vezes vemos apenas o lado positivo da internet (que todos achamos que é bastante superior ao negativo, eu incluída) mas infelizmente há pessoas menos inteligentes (para não dizer outra coisa) que se aproveitam dela para fazer mal a outras pessoas e para tornar viral coisas que não deveriam sequer existir.

Espero sinceramente que este assunto esteja a ser uma “moda” triste e lamentável, que nunca deveria ter aparecido na internet, mas, já que apareceu, que desapareça rapidamente e que não se volte a fazer algo tão horrível.

E vocês, o que acham deste assunto?

Fontes:
http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2017-04-28-Baleia-Azul-O-jogo-do-suicidio-ja-chegou-a-Portugal

http://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/jogo-baleia-azul-incita-jovens-a-cometer-suicidio?ref=HP_Destaque_Rel

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/baleia-azul-estes-sao-os-50-desafios-que-estao-a-preocupar-pais-de-todo-o-mundo-151224

2 comentários:

  1. Olá Camila!

    Estou totalmente de acordo contigo, este é um tema alarmante! A internet e todos os avanços na tecnologia trazem muitas facilidades para as nossas vidas, as redes sociais são extremamente úteis para comunicarmos em qualquer parte do mundo mas quando não são utilizadas corretamente podem ser muito perigosas... E tal como disseste há sempre quem se aproveite para espalhar o mal.
    Espero que com toda esta polémica os jovens fiquem alerta e evitem entrar em jogos deste género. Já vi uma notícia em que referiam que o possível criador do jogo, ou pelo menos um dos mentores, já foi detido, um jovem russo de 21 anos chamado Filipp Budeykin. Já é um começo para porem fim a este jogo macabro.
    Para além disso já foi criada a “Baleia Rosa” com o objetivo de inverter as regras do “Baleia Azul” e incentivar o bem e as boas ações. Esta iniciativa tem como objectivo fomentar o bem-estar e a valorização da vida sendo que os administradores pretendem que as pessoas partilhem as suas tarefas nas redes sociais para que as boas ações também se tornarem virais.

    Deixo aqui o site da Baleia Rosa :)

    https://www.baleiarosa.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Olá, Camila. Ainda bem que abordaste este assunto. Embora delicado merece ser discutido pelas consequências nefastas que têm e que são cada vez mais visíveis.
    Tal como o post que fiz hoje, este tema também é um dos efeitos colaterais das novas tecnologias e consequentemente de uma utilização imprudente das redes sociais por parte das novas gerações.
    Relativamente a este tema, veio-me à mente um filme que vi há algum tempo e que aborda esta questão dos jogos e desafios nas redes socias. O filme é denominado por "Nerve". Nerve é o nome do jogo popular a que a maior parte dos millennials se submete para ganhar popularidade e dinheiro. O objetivo do jogo era superar desafios propostos por outros utilizadores da rede e ganhar prémios em contrapartida. Os desafios vão ficando mais intensos e perigosos à medida que os utilizadores vão avançando no jogo e todas as suas atividades são monitorizadas em tempo real por todos users do mesmo. Existem 2 tupos de users: os jogadores e os observadores, sendo que são os observadores que têm de propor os desafios e financiá-los, posteriormente. Tal como referi, existem vários desafios sendo que o final é um duelo em que os dois finalistas tem de enfrentar para conquistar o prémio final. Só um poderá ganhar. Este filme remete para questões como a pirataria informática, o abuso de privacidade, o cyberbullying, e muitas outras questões atuais alarmantes.

    ResponderEliminar