quinta-feira, 1 de junho de 2017

“Os séniores são os novos shoppers”


Para muitos, séniores e o mundo tecnológico e digital não combinam. Mas, esse estereótipo pode estar a contribuir para que as empresas percam boas oportunidades de negócio. Reconhecer que é uma questão de mentalidade que está na base de grandes falhas no mercado sénior, pode ser meio caminho andado para revitalizar o retalho e a grande distribuição.

Sabemos que as marcas online têm como target primordial os millennials. Afinal, foi principalmente em redor destes que se contruiu o e-commerce. Todavia, os shoppers séniores constituem um segmento cujo potencial está já a revelar-se e que tende a acentuar-se num futuro muito próximo.

Se olharmos para a realidade demográfica do nosso país, verificamos que Portugal é cada vez mais um país envelhecido. Mas a inversão da pirâmide etária é um facto que pode ser analisado como uma ameaça ou como uma oportunidade.
Há vários indícios de que o mercado sénior está a crescer. Segundo dados da Nielsen Homescan, esta população representa mais de ¼ das vendas de bens de grande consumo. É também interessante notar que, apesar de 65% dos shoppers séniores planearem o que querem comprar, normalmente, acabam por adquirir produtos adicionais. Segundo a 40+lab, atualmente, em Portugal, 1 em cada 3 euros é gasto por uma pessoa com mais de 60 anos.

Mas quem são estes shoppers? Quais são as suas preferências? Que hábitos de consumo têm? Sabe-se que é um consumidor heterógeno, cada vez mais ativo, mais informado e moderno, com maior nível de escolaridade e literacia digital. Um número considerável ouve música, utiliza regularmente as novas tecnologias (blogs, redes sociais…) e os telemóveis como os millennials. Segundo a Direção de Comunicação Externa da Vodafone Portugal, no final de 2016, a taxa de penetração da marca Vodafone ultrapassava os 63,2% no segmento sénior.

Se os séniores estão a evoluir, então, a forma de comunicar com este target também tem de evoluir, mas para isso, primeiro, é preciso conhecê-lo bem. E ir preparando o futuro.

Deixo-vos com esta dica!

Fontes:
https://pt.scribd.com/document/348195060/Negocios-Franchising-N%C2%BA-109
http://marketeer.pt/2016/03/15/mudancas-no-shopper-portugues/

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