domingo, 25 de fevereiro de 2018

The Little Illusion Machine

Esta semana, foi revelado pelo Jornal Observador que a firma portuguesa "Chic by Choice" é afinal um negócio fantasma. A Chic by Choice trata-se (ou tratava-se) de um negócio electrónico de aluguer de vestidos de luxo lançado em 2014 por Lara Vidreira e e Filipa Neto.

No entanto, o trabalho jornalístico feito pelo Observador que já dura há sete meses, mostra que afinal este negócio já não existe. Como é indicado pela peça "o aluguer de vestidos está sempre indisponível, o número de telefone da marca está desligado há semanas, a empresa aparenta não ter colaboradores, não se sabe onde é o espaço físico da marca e as empreendedoras estão desde o final do ano a trabalhar noutras empresas".

Apesar disso, não foi impeditivo da "conceituada" revista Forbes eleger, há cerca de um mês, estas duas empreendedoras como duas das 30 jovens sub-30 mais brilhantes da Europa no que ao ramo do Retalho e Comércio Electrónico diz respeito.



Este é mais um exemplo de como no mundo virtual é mais fácil parecer do que ser. Enquanto que uma loja física quando encerra, é notório esse término, no mundo virtual é possível existirem negócios e pessoas que afinal não são bem aquilo que aparentam ser. O mundo electrónico pode ser utilizado para potencializar negócios que outrora não aconteceria mas reservas devem ser mantida pois este mundo virtual facilmente se torna numa Little Illusion Machine onde é fácil sermos naives.

Fonte: Observador

1 comentário:

  1. É de realçar que na semana dessa publicação do Observador, o interesse (procura online da loja) em relação à Chic by Choice aumentou para valores que a empresa não registava há mais de um ano.

    Fonte: https://eco.pt/2018/02/23/chic-by-choice-afinal-e-assim-tao-estranho-as-startups-falharem/

    ResponderEliminar