quinta-feira, 1 de março de 2018

Gamificação e seu lugar no comércio

O mercado de games e de varejo movimentam bilhões todos os anos mundialmente. Mas, o que acontece quando as mecânicas dos jogos se juntam às estratégias de marketing das empresas? O efeito chamado de Gamificação é uma técnica utilizada cada vez mais por diferentes empresas como uma forma aumentar vendas, criar valor para o cliente, reforçar a imagem da marca ou atrair novos consumidores.

A Dansk Supermarked Group, uma rede dinamarquesa lançou essa ideia em 2013, quando seus clientes recebiam um link e, após vencer uma partida do jogo podiam retirar um prêmio nas lojas físicas. Isso, combinado com a estratégia de juntar selos, aumentou 25% o fluxo de suas lojas em uma campanha de Natal.

Outra empresa a investir nessa estratégia foi a Ruffles, marca da PepsiCo, que lançou o jogo digital AmiGO em 2017 para se aproximar do público jovem através da realidade virtual. Com ele, amigos desafiam uns aos outros de qualquer lugar, incentivando a lembrança e uso do produto nos consumidores alvo.

Outra forma ainda de utilizar a técnica de gamificação é coloca-las em anúncios. Ao invés de obrigar usuários a assistir aos ads, empresas como a King Digital e Eletronic Arts Inc. tem oferecido propagandas interativas que oferece recompensas quando o usuário compartilha ou interage com o conteúdo oferecido.
Essa estratégia tem sido muito utilizada em programas de fidelidade, e com o avanço da inteligência artificial e da realidade virtual, quem sabe onde podemos chegar.



Sem comentários:

Enviar um comentário