sábado, 10 de março de 2018

Ikea Place: a app da realidade aumentada

Quantas vezes já compramos algum móvel que não ficou como queríamos na nossa sala? Ou uns cortinados que não ficaram nada bem na parede, e um sofá que, apesar de parecer lindíssimo na montra, afinal não tem nada a ver com a nossa sala?
E se pudesses ter uma ideia de como fica a mobília em nossa casa antes de a comprarmos?
Agora é possível. A IKEA lançou uma nova aplicação que permite ver como os objetos ficam na nossa casa, sem ter que os comprar.
 
Trata-se do IKEA Place, uma app que utiliza a câmara do smartphone para captar imagens da nossa casa e depois, a partir do catálogo virtual e através de uma montagem, mostra-nos como certo objeto ficaria num espaço, misturando o mundo virtual com o mundo físico e assim, facilitando a escolha do cliente.


Assim, os clientes podem ver a peça em várias perspetivas, e até aproximar o item para ver o material de que é feito com mais rigor. Com esta app, é possível experimentar cerca de 2 mil itens. Basta escolher o produto que pretendemos, colocá-lo num sítio da casa e girar o telemóvel para o ver de diferentes ângulos e perspetivas. As cores e texturas do móvel irão ajustar-se à iluminação do espaço.
É como se estivéssemos a brincar ao jogo “The Sims”, onde o cliente é uma espécie de designer de interiores.
Esta aplicação surgiu a par da nova atualização da Apple, o iOS 11, que inclui o Apple ARKit, que permite criar estruturas em realidade aumentada. Esta é a primeira aplicação a utilizar a realidade virtual que permite redimensionar os produtos, adaptando-os à dimensão real dos espaços com uma percentagem de eficiência de 98%.

Desta forma, o IKEA Place está disponível apenas para dispositivos da marca Apple, pelo menos para já.



Fontes:
https://www.dinheirovivo.pt/empresas/ikea-nova-app-permite-ver-como-a-mobilia-fica-em-casa-antes-de-a-comprar/

Sem comentários:

Enviar um comentário