sábado, 17 de março de 2018

La Casa de Papel: o assunto do momento nas redes sociais


"La Casa de Papel" é uma série espanhola que conquistou o público após estrear na plataforma de streaming Netflix, tendo ganho, ao longo dos últimos meses, um relativo destaque, até se tornar um fenómeno no início de 2018.
A produção original é do canal espanhol Antena 3 e foi exibida em Espanha entre Maio e Novembro de 2017. Depois do sucesso alcançado, a Netflix adquiriu os direitos de distribuição, a uma escala global.

É difícil explicar o que aconteceu aqui para que uma série espanhola que já leva alguns meses tenha, de repente, virado um fenómeno global. Contudo, uma das explicações apontadas para tal é, sem dúvida, o passa a palavra através das redes sociais. Toda a gente fala sobre a série, comenta e até os memes com cenas da mesma já são frequentes. Vemos a seguir o testemunho de uma blogger que partilha que foi, de facto, influenciada por aquilo que via escrito nas redes sociais.

O último episódio de “La Casa de Papel” foi transmitido em novembro de 2017 na Antena 3. Mas se até então o reconhecimento da série estava confinado ao território espanhol, tudo mudou com a aquisição dos direitos pela Netflix, no último mês de dezembro. Atualmente, além de ser uma das séries mais vistas de todo o catálogo da plataforma de streaming, é também uma das mais populares de sempre, segundo o IMDb (Internet Movie Database), sendo também eleita como a melhor série espanhola da história, elogio atribuído por diversos e prestigiados meios de comunicação social espanhóis. Mas a fama não se fica por Espanha, onde a série foi vista por mais de 1,8 milhões de pessoas. A «Variety» defende que estamos perante uma «obra-prima». A série de televisão também tem vindo a conquistar prémios em diferentes festivais dedicados aquilo que de melhor se faz em televisão.

Os hábitos de consumo mudaram e a presença da Netflix em 190 países ajuda a que todo o tipo de conteúdos extravase fronteiras e atinja níveis de popularidade até então improváveis. O “El País” escreve que, devido ao sucesso inesperado da série, já são várias as produtoras espanholas que olham para as plataformas de streaming “como potenciais aliadas na disseminação de conteúdo” para novos mercados.

Embora a Netflix não revele os números referentes à popularidade e à adesão dos espectadores às séries, na listagem fornecida pela aplicação “TV Time”, que semanalmente recolhe os dados de visualização dos utilizadores, “La Casa de Papel” ocupa há cinco semanas consecutivas o primeiro lugar de séries mais vistas.

Curiosidade: aproveitando a popularidade atingida por esta série, há quem a utilize para promover os seus próprios conteúdos, como aconteceu, no passado dia 3 de Março, com um bar no Porto que preparou e divulgou uma festa inspirada na série. "A festa será uma produção baseada na série 'Casa de Papel', da Netflix, que tem feito furor em Portugal nos últimos tempos. Para a produção em si, pretendemos ter desde notas falsas (com direito a prémios sorteados) passando pela aplicação de um 'dress code' a rigor (nomeadamente macacões vermelhos e máscaras) para o staff", explicou a organização."A música estará também em sintonia com a banda sonora de "La Casa de Papel"."

E por aqui, o que têm a dizer sobre “La Casa de Papel”?

Fontes:https://www.noticiasaominuto.com/tech/956433/la-casa-de-papel-a-serie-da-netflix-que-nao-esta-a-ver-mas-devia
https://magg.pt/2018/03/01/a-casa-de-papel-que-conquistou-o-mundo-e-enriqueceu-produtores-de-mascaras-de-dali/
https://thepinksunflower.com/2018/03/09/la-casa-de-papel/
http://cinepop.com.br/sucesso-absoluto-la-casa-de-papel-foi-eleita-a-melhor-serie-espanhola-da-historia-167045

6 comentários:

  1. Rita, concordo completamente que esta série se tornou um fenómeno muito graças ao passa palavra nas redes sociais. Penso que foi graças a aplicações tipo Instagram e Snapchat com a funcionalidade "stories" que levou grande parte das pessoas a vizualizar a mesma, nomeadamente eu.
    Houve semanas e semanas que muitas pessoas que eu seguia no insta publicavam imagens da "abertura" dos episódios; nem é preciso dizer se estão a gostar da série ou de que é que ela fala, apenas uma imagem do que se está a fazer multiplicado por várias pessoas leva-nos pelo menos a "experimentar" a série do momento.

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    1. Sim Inês, aconteceu exatamente o mesmo comigo. Comecei a ver bastantes "stories" com imagens da série e até muitas pessoas a perguntarem se valia mesmo a pena. Eu por acaso fui uma das pessoas que colocou uma foto com imagens dessa tal "abertura" dos episódios dizendo mesmo que me estava a converter porque fiquei tão curiosa que também não resisti e vi a série toda em poucos dias.
      Acho que foi mesmo algo que chegou a uma larga maioria, tornando-se num sucesso incrível.

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  2. Concordo plenamente com o teu post Rita, esta série, de um momento para o outro, tornou-se totalmente viral e toda a gente falava e continua a falar da série. Sem dúvida que as redes sociais foram um método para que esta série se tornasse viral mas o passa a palavra também foi e continua a ter um peso muito importante. Falo da minha própria experiência, que já vi toda a série e fiquei totalmente viciada, quando me encontro com os/as meus/minhas amigos/amigas pergunto sempre se alguém já viu e se ainda não viram, insisto para estes verem e como resultado passado uns dias já estão a meio da série.

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    1. Concordo plenamente Valentina. O passa a palavra e o incentivo à curiosidade entre amigos e colegas também contribuiu muito para este sucesso. De facto centrei-me mais no contributo digital com enfoque nas redes sociais, porque acredito que este também teve um contributo crucial. Até algumas marcas aproveitaram este reconhecimento viral da série para se associarem à mesma, como por exemplo a Somersby. Esta foi uma marca que encontrou em "La casa de papel" cenas com as quais se identificava e usou isso no seu próprio Marketing através de uma publicação no Facebook, já que, acredito que agora, qualquer coisa associada à série terá um reconhecimento bem mais elevado.
      (https://www.facebook.com/SomersbyPortugal/photos/a.655161134502305.1073741829.646946741990411/1905805776104495/?type=3&theater)

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  3. Pelos vistos até a PSP brincou com o fenómeno nas redes sociais no dia das mentiras...
    https://m.facebook.com/policiasegurancapublica/photos/a.118723868183136.28032.109274852461371/1622020137853494/?type=3

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  4. Passado um mês desde a publicação do teu post e quando finalmente já estava tudo mais calmo relativamente ao buzz criado em volta da série, eis que as Redes Sociais voltam a explodir devido à “La Casa de Papel”.

    Havendo já poucos devoradores de séries por conquistar, eis que a Netflix anuncia (para delírio de muitos, inclusive eu) que haverá uma terceira temporada da “La Casa de Papel”. E as respostas dos internautas não se fizeram tardar: as stories no Instagram são novamente dominadas pelo anúncio da Netflix; as partilhas no Facebook estão em alta; e até cartazes nas ruas proliferam.

    Passaram 14 horas desde o anúncio na página oficial da Netflix no Facebook e, desde então, o post já tem mais de 17 mil gostos, 5642 partilhas e centenas e centenas de comentários. Acho que a ainda vamos ouvir falar da série por mais uns tempos…

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