segunda-feira, 9 de abril de 2018

A bicicleta do Ronaldo rende likes nas redes sociais das marcas

A bicicleta de Cristiano Ronaldo no jogo do Real Madrid frente ao Juventus aconteceu há uma semana e continua a percorrer os nossos feeds. Aquele que, segundo o jogador, deve ser seguramente o melhor golo da sua carreira pôs a internet em alvoroço e foi notícia na imprensa nacional e internacional. Para as marcas, esta é também uma ótima oportunidade de comunicação, principalmente no universo digital dado o seu caráter imediato. Foi o que aconteceu com várias marcas portuguesas, que não deixaram escapar o momento para interagir de forma criativa com as suas comunidades nas redes sociais e otimizar a sua presença nestas ferramentas.
Deixo alguns exemplos abaixo:


Bang Bang Agency (esta agência aproveitou a oportunidade para mostrar exemplos do seu trabalho)

As redes sociais são uma das formas mais rápidas de as marcas chegarem aos seus consumidores, e possibilitam comunicar de forma quase imediata. Estas publicações garantiram likes, visualizações e muitas partilhas no digital, tornando-se virais. Para além disso, atraíram buzz não só online como também no offline, através de word-of-mouth. Para além de criar empatia com a comunidade, as marcas mostram-se divertidas e criativas. São um bom exemplo de engagement digital que deve, porém, estar sempre de acordo com o tom de voz da marca (brand voice). E vocês, o que acharam destas publicações?

Fontes:
http://marketeer.pt/2018/04/06/bicicleta-de-ronaldo-faz-disparar-numero-de-noticias/
https://eco.pt/2018/04/06/como-as-marcas-aproveitaram-a-bicicleta-de-ronaldo/

1 comentário:

  1. De facto, o pontapé de bicicleta do Ronaldo não passou despercebido, tendo gerado, em 3 dias cerca de 23 mil artigos por todo o mundo (excluído Portugal). Em Portugal, o fenómeno encontra-se mencionado em 1053 artigos online, 150 artigos em órgãos impressos, 306 na televisão e 31 na rádio, totalizando as 1504 referências.
    Concordo plenamente contigo relativamente às marcas terem visto como uma oportunidade brilhante de aproveitar o buzz em torno do fenómeno para criar empatia com os consumidores, levando a partilhas com amigos, eu própria comentei com amigos em como as campanhas estavam engraçadas, e de facto não devo ter sido a única.

    ResponderEliminar