sábado, 14 de abril de 2018

Muse dão concerto com alinhamento escolhido pelos fãs

No passado dia 24 de Fevereiro, os Muse, banda britânica de rock progressivo/alternativo, deram um concerto em Paris onde o alinhamento foi em grande parte escolhido pelos fãs.

Os detentores de bilhete tinham a possibilidade de votar online dentro de um conjunto de canções previamente selecionadas pelas banda.
Para além disso, no dia do concerto, a banda fez um inquérito no facebook sobre três questões relacionadas com as músicas do concerto: 1) que faixa bónus deveriam tocar; 2) que música prog. deveriam tocar e; 3) com que música deveriam terminar o concerto.
Para além disso o concerto foi transmitido em direto em diferentes plataformas tais como o facebook, o youtube e o twitter.

No final do concerto o vocalista, Matt Bellamy tweetou as músicas mais votadas e quantos votos tinha recebido cada música.

Resultado de imagem para muse

Nesta ação levada a cabo pela banda é possível analisar diferentes estratégias de marketing estudadas nas aulas tais como o youModel ou o Blended Marketing entre o online (redes sociais, sistema de votação) e o offline (o concerto em si).

Fontes:
http://blitz.sapo.pt/principal/update/2018-02-26-Muse-deram-concerto-em-Paris-com-alinhamento-escolhido-pelos-fas
http://www.musewiki.org/Paris_Cigale_2018_(gig)

3 comentários:

  1. Seguindo estratégia similar, a banda de Heavy Metal Metallica produziu não só um show como uma turnê completa no ano de 2014 (https://www.metallicabyrequest.com). Acredito que esta será uma ação cada vez mais utilizada por artistas músicas, visando a diversificação do modelo de negocio no mundo do entretenimento.

    ResponderEliminar
  2. Dum ponto de vista pessoal, não sou grande fã deste tipo de iniciativas.
    Quando vou ver um concerto (numa tourné de um albúm por exemplo) já sei que 80% do albúm vai ser tocado (como é óbvio). No entanto, procuro nunca saber o line up antes do concerto, ou até escolher o line up, pois funciona como que um spoiler e corta-me um pouco da excitação de ser tocada uma música que gosto muito. É como se retirassem alguma da espontaneidade desta experiência. Os meus dois cêntimos sobre o assunto. :)

    ResponderEliminar
  3. Na minha opinião eu acho uma ideia muito interessante, tanto pelo lado dos fãs que se sentem integrados e com uma relação mais próxima com a sua banda de eleição, como do ponto de vista do Marketing da Banda, que no fundo tem que continuar a inovar em diferentes formas, quer em criação de novos álbuns quer em publicidade da Marca.

    Das 3 questões lançadas aos fãs, concordo com o meu colega Bruno em relação ao line up das músicas do concerto que realmente queremos o elemento surpresa!
    Quanto às restantes duas, eu adoraria escolher aquela música bónus que é mais antiga e que eles não a tocariam neste concerto e principalmente a última música para sairmos de lá com uma maior vontade de os ouvir e de energias recarregadas de que foi um bom espetáculo.

    Eu considero este estabelecer de contacto e relação entre banda e fãs muito importante para ambas as partes.

    Fico desejosa que eles façam isso neste Rock in Rio 2018.

    ResponderEliminar